FURNAS é destaque em workshop do MIT no Rio de Janeiro

Empresa é reconhecida como uma das pioneiras na formação do ecossistema de inovação focado em energia e sustentabilidade

Publicado em:
O diretor de gestão corporativa da Eletrobras Furnas, Pedro Brito, na assinatura do protocolo de criação do Rio Energy Bay, durante seminário do MIT Reap / Crédito: Arquivo FURNAS


Realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o workshop global do MIT Reap, o Programa de Aceleração Regional do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, reuniu a comunidade científica, empresários, representantes do governo e uma nova geração de empreendedores focados no que definiram como “a construção do futuro”. O evento teve como mote o projeto de criar no Rio de Janeiro um polo de inovação nas áreas de energia e sustentabilidade. No painel de abertura, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira, lembrou que FURNAS participa desde a formação inicial do grupo que desenvolve o projeto. “É muito bom ver aqui hoje as grandes empresas da área de energia junto às startups e saber que uma de nossas subsidiárias participa desse movimento desde o início”.

A abertura também contou com a presença do presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, do vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, do Consul Geral dos Estados Unidos, Marco Sotelino, e do coordenador do MIT Reap, Hudson Mendonça.

O papel estratégico dos investimentos de FURNAS em inovação foi explicado pelo diretor de gestão corporativa da companhia, Pedro Brito, no painel “Investindo em startups no setor de energia”. Ele comentou que o evento marca uma fase em que estão sendo colhidos frutos reais do programa de aceleração do MIT e mencionou, como um desses frutos, o EnergINN, programa de formação de empreendedores, criação de startups e geração de provas de conceito do mundo em energia e sustentabilidade. “O EnergINN é um desdobramento das Olimpíadas de Inovação, que realizamos desde 2020”, contou.

Criado em 2021, o EnergINN foi tema de um dos painéis do workshop do MIT. Luiz Mandarino, um dos idealizadores, apresentou o programa e convidou representantes de oito startups a exporem brevemente seus projetos.

Também no painel “Formando e Acelerando Empreendedores para Energia e Sustentabilidade”, FURNAS foi destaque. Gerente de Educação e Inovação Corporativa, Thiago Peixoto contou dos avanços da companhia junto a startups, falou da participação no programa do MIT e da importância do evento no Rio. “Esse é o terceiro workshop do MIT Reap. Os dois primeiros ocorrem necessariamente em Boston. E agora, ao sediar este evento, o Rio tem uma oportunidade muito relevante para consolidar o seu ecossistema de inovação e sustentabilidade”.

Para Wilson Ferreira, o evento é motivo de orgulho: “O Brasil é uma potência ambiental com papel fundamental na descarbonização do planeta. Mas não há como potencializarmos esse processo se não com o chamado ecossistema de inovação”.


Rio Energy Bay – a continuidade do MIT Reap no Rio

Durante o workshop do MIT, foi assinado o protocolo para a criação do Rio Energy Bay, um instituto para fomentar o ecossistema de inovação no Rio de Janeiro (RJ). Segundo

Pedro Brito, o instituto representa a continuidade de tudo o que foi feito no programa de aceleração regional do MIT. “O Rio Energy Bay vai assumir, a partir de agosto, as iniciativas do programa e a responsabilidade pelo ecossistema de inovação”, explicou o diretor de FURNAS, eleito para presidir o novo instituto. Participaram da assinatura do protocolo representantes da prefeitura do Rio de Janeiro e das empresas Vibra, Eletrobras e Petrobras.
 

Por: DCA.P