Furnas sedia evento preparatório do Web Summit Rio

Espaço Conexões recebeu empreendedores interessados em participar do festival de tecnologia e inovação

Publicado em:
Diretor de Gestão Corporativa, Pedro Brito, participou do Esquenta Web Summit e lembrou que a inovação perpassa a história de Furnas / Crédito: Divulgação / Invest.Rio


Nesta quinta-feira (2/3), a sede de Furnas, no Rio de Janeiro, foi palco de um evento preparatório para uma das maiores conferências mundiais sobre tecnologia e inovação. A primeira edição do Web Summit fora da Europa ocorrerá no Rio, de 1 a 4 de maio, com público esperado de 15 mil pessoas. O festival foi criado em 2009, em Dublin, na Irlanda, e, desde 2016, era realizado em Lisboa, Portugal. 

Batizado de Esquenta Web Summit, o encontro realizado em Furnas reuniu cerca de 100 pessoas no Espaço Conexões, e foi organizado pela Invest.Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Com transmissão ao vivo, foram feitas apresentações do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões, de diretores do Sebrae Rio e Senac/RJ – parceiros do Web Summit Rio – e do diretor de Gestão Corporativa de Furnas, Pedro Brito, além do head de Startups do Web Summit, Ricardo Lima. 

Durante o Esquenta, foi lançado o edital para a seleção de 10 startups que terão direito a participar do Web Summit Rio. O evento global ocorrerá no RioCentro. 

Chicão Bulhões agradeceu aos parceiros e destacou Furnas como “empresa que já gera tecnologia para o país”. Ele falou também da importância dos eventos prévios ao Web Summit: “Quanto antes nos prepararmos, melhor proveito poderemos tirar do festival global, em maio.” 

Pedro Brito lembrou que FURNAS assinou carta de apoio à candidatura do Rio de Janeiro à sede do Web Summit em 2020, e disse ser uma grande conquista para a cidade receber o evento global pelos próximos seis anos. “FURNAS tem apoiado diversas iniciativas no campo da inovação. É uma empresa gigante, que se renova a cada dia e que abraçou o desafio de se integrar ao ambiente da inovação e do empreendedorismo.”

Diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sérgio Malta também destacou a grandiosidade e a relevância de FURNAS para o país, agradecendo a receptividade da empresa ao evento. O diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, falou do legado que o Web Summit Rio tende a deixar e da importância de iniciativas de educação e qualificação profissional para inclusão da população de baixa renda no mercado de tecnologia. 

Head de Startups do Web Summit, Ricardo Lima contou a história do evento e explicou como será a edição deste ano, no Rio. “O primeiro Web Summit reuniu cerca de 150 pessoas em um hotel, em Dublin. Dez anos depois, em Lisboa, o evento recebeu 70 mil pessoas. Gerou um impacto muito grande para a cidade e para Portugal. E, agora, temos grandes expectativas para o Web Summit Rio”, disse. 
 

Por: DCA.P