Comemorações do Mês das Mulheres conta com palestra ‘Menopausa em Harmonia’

Estilo de vida saudável pode contribuir para minimizar os sintomas

Publicado em:


Para contribuir com o bem-estar das colaboradoras e celebrar o Mês das Mulheres, FURNAS promoveu nesta quinta-feira, dia 9/3, a palestra “Menopausa em Harmonia”, ministrada pela nutricionista da empresa, Ana Rosa Cunha. O evento reuniu via Teams dezenas de funcionárias e até mesmo de funcionários da companhia. Afinal, muitos esclarecimentos foram pertinentes para serem compartilhados com esposas, filhas, irmãs e, inclusive, colegas de trabalho que, por algum motivo, não participaram.

A palestra abordou pontos importantes da menopausa, caracterizada pela ausência do ciclo menstrual por 12 meses consecutivos e que traz uma série de transformações hormonais, metabólicas, físicas e psicológicas às mulheres. Embora nem todas percebam os impactos e os sintomas da mesma maneira e com a mesma intensidade, alguns dos sinais mais comuns são fogachos (ondas de calor),suor noturno, ganho de peso, redução da libido, incontinência urinária ou secura e ardor, mudança óssea, aumento do colesterol e da pressão arterial, envelhecimento cutâneo e alteração do humor e do sono, entre outros.

Para garantir o bem-estar e qualidade de vida da mulher de maneira mais natural e harmoniosa, Ana Rosa alertou para a atenção com os cuidados nutricionais, associados às recomendações da de toda equipe de saúde. Para ela, uma dieta rica em legumes e verduras, grãos integrais, frutas frescas, peixes aves e ovos, entre outras recomendações encontradas na ‘Dieta do Mediterrâneo’ - que prioriza o consumo de alimentos frescos e naturais, evitando o consumo de industrializados - são ideais para manter uma alimentação equilibrada.

Além dos alimentos, a nutricionista destacou que outras práticas saudáveis também contribuem para minimizar os sintomas inconvenientes da menopausa. “Beber bastante água, praticar exercícios físicos, evitar o tabagismo, moderar o consumo de cafeína e álcool, praticar meditação e ter um sono de qualidade são cuidados importantes”, assinalou Ana Rosa.

De acordo com a nutricionista, é fundamental que a mulher seja assistida regularmente por um médico ginecologista para acompanhar o surgimento e a evolução dos sintomas e fazer uma avaliação clínica da paciente. “Alguns médicos recomendam a reposição hormonal para minimizar efeitos negativos do período. No entanto, essa recomendação necessita de uma avaliação individualizada, mais profunda, considerando inclusive o histórico de doenças da paciente, já que também pode representar riscos”, destacou. 

O evento abordou, além da menopausa, outras fases importantes da linha do tempo feminino, desde a menarca, data da primeira menstruação, que ocorre por volta de 11 a 14 anos, passando pela menacme (início do período reprodutivo), climatério (fase de transição, entre 40 e 45 anos, do período fértil para o não fértil) e ainda, a pós-menopausa, período após a ausência da menstruação por 12 meses.
 

Por: DCA.P