Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Respeito não tem cor!

Publicado em:
Crédito: Divulgação


Ontem (21/3) foi celebrado o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem aos 69 mortos e 186 feridos do Massacre de Shaperville, ocorrido em 21 de março de 1960, na África do Sul, após uma manifestação pacífica da população negra contra a Lei do Passe, instituída pelo regime do Apartheid.

Furnas atua em prol de uma sociedade igualitária e com liberdade para todos. Recentemente, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20/11), a empresa produziu e veiculou um vídeo, no qual colaboradores e colaboradoras da empresa contam histórias vivenciadas de preconceito e clamam por respeito e acolhimento. Confira aqui.

Nas áreas de atuação da empresa também é trabalhado o empoderamento negro. Dentre os investimentos sociais da companhia, uma grande parcela tem alcançado a população negra em diferentes regiões do país. São 1.514 beneficiários pretos e pardos, o que representa 64% da população atendida pelos projetos apoiados por Furnas.

No Projeto Restaura Ação, que tem como um dos seus territórios de atuação a localidade de Muquém, em Niquelândia (GO), integrantes de comunidade quilombola recebem capacitação sobre restauração ecológica e educação ambiental. Já o projeto Pesquisador Curumim, do Instituto de Arqueologia Brasileira, realiza oficinas de Educação Patrimonial Cultural Material (bens arqueológicos) e Imaterial (os ofícios e modos de fazer, as formas de expressão, as celebrações, entre outros) dos povos formadores da sociedade brasileira: indígenas, africanos e europeus.

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial é um convite para que sejam somados esforços pela eliminação da discriminação racial, oferecendo mais oportunidades e empatia no cotidiano para pretos e pardos.
 

Por: DCA.P