Eletrobras Furnas marca presença no UTCAL Summit 2023 no Rio de Janeiro

Abertura do evento contou com o diretor de Operação e Manutenção, Francisco Arteiro

Publicado em:

Painéis de debates e workshops com apresentação de projetos, tecnologias de ponta e segurança cibernética para garantir o bom desempenho do setor elétrico. Esse é o mote do UTCAL Summit 2023, evento patrocinado por ELETROBRAS FURNAS que ocorre até sexta-feira, 31/3, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro. O seminário reúne centenas de agentes – entre fornecedores, consultores, técnicos e gestores públicos e privados – que operam no ambiente de utilities.

Como uma das protagonistas do setor elétrico brasileiro e empresa anfitriã do UTCAL Summit 2023, Eletrobras Furnas participou da abertura do evento, na manhã desta quarta-feira (29/3), com a presença de Francisco Arteiro, diretor de Operação e Manutenção da companhia.

O objetivo do evento é discutir os desafios de telecomunicações das empresas do setor elétrico diante da constante transformação digital e transição energética, além de fomentar a troca de experiências. O UTCAL Summit também traz à tona a importância de medidas cada vez mais eficientes de cibersegurança.

Segundo Arteiro, a constante evolução do setor elétrico, associada à sua grande complexidade, exige intrínseca relação com mecanismos de automação e soluções de telecomunicações para a geração de energia limpa, compromisso prioritário da companhia. “Não é possível pensar em setor elétrico sem obrigatoriamente falar em telecomunicações. Não existe segurança, não existe supervisão, não existe esquemas automáticos sem que haja telecom”, pontuou.

De acordo com Arteiro, o que faz a diferença para ofertar serviços de qualidade em utilities são as tecnologias, já que através delas é possível obter e interpretar dados em tempo real, o que é fundamental para que as companhias possam prestar seus serviços aos consumidores.

O diretor da Eletrobras Furnas ressaltou ainda a utilização da Inteligência Artificial em sistemas especializados de proteção como fator importante para evitar grandes perdas. “Contamos com os senhores presentes neste evento para o constante desenvolvimento de soluções aplicáveis às nossas demandas porque reconhecemos que a ciência é fundamental”, destacou.

Os desafios do setor elétrico para utilities também foram abordados por representantes dos órgãos reguladores, que sinalizaram propostas e algumas das principais dificuldades em suas atribuições. Vinícius Caram, superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), considera que o espaço na faixa de transmissão é importante para dar qualidade e segurança aos serviços de energia. “Seria importante buscar soluções harmonizadas, que aumentem a escala e reduzam o custo de implementação”, observou.

Para Fernando Mosna, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de manter o foco nas soluções tecnológicas, é importante reconhecer as dificuldades dos órgãos reguladores. Ele também destacou a necessidade de dialogar e trabalhar em conjunto com os demais órgãos. “Temos trabalhado junto à Anatel para a revisão da regulamentação de uso compartilhado de infraestrutura de postes”, exemplificou.

Ao lado dos diretores de Eletrobras Furnas, Aneel e Anatel, outros importantes agentes do setor elétrico também participaram da abertura do evento, como Marcelo Prais, diretor do ONS; Paulo Osterkamp, diretor de Vendas para Governo e Utilities da Cisco Brasil; e Dymitr Wajsman, presidente da UTCAL.

Durante o UTCAL 2023, especialistas da Eletrobras Furnas apresentarão os principais desafios relacionados à manutenção dos milhares de quilômetros de fibras em cabos OPGW em diversas regiões do país, mantendo a disponibilidade do backbone do sistema de telecomunicações da empresa mesmo diante de cenários complexos e diversos. Os profissionais apresentarão ainda o Centro de Telecomunicações da companhia e as novas estratégias que estão sendo implementadas para permitir a supervisão de um número crescente de sistemas cada vez mais complexos, cuja importância aumenta significativamente à medida que a digitalização das instalações se amplia.

Para conferir a programação completa do evento e a participação dos palestrantes da Eletrobras Furnas, basta acessar http://www.utcamericalatina.org/summit2023/#programa.

 

Por: Lilian Pinto