Eletrobras Furnas promove ações educativas e socioambientais no Go Cup

Maior torneio de futebol infantil do mundo, em Aparecida de Goiânia, reúne mais de 310 equipes participantes do Brasil e do exterior

Publicado em:
Crédito: Rubens Cerqueira


Considerado o maior campeonato de futebol infantil do mundo, o Go Cup tem a Eletrobras Furnas como patrocinadora em sua 9ª edição, que vai até o próximo domingo, 8 de abril, em Aparecida de Goiânia (GO). Cerca de 310 equipes estão inscritas. Aproximadamente 4 mil crianças, de 5 a 15 anos, de diferentes regiões brasileiras e também de outros países, participam do torneio. Com estrutura semelhante à dos grandes campeonatos profissionais, o Complexo Esportivo Go Cup ocupa uma área de 200 mil metros quadrados, com 40 campos de futebol e espaços de lazer e entretenimento para famílias. Além de estimular a prática esportiva, o evento tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis, disciplina, diversidade, companheirismo, intercâmbio cultural e respeito aos adversários.
 


“A Eletrobras Furnas identifica no evento a oportunidade de reforçar a ideia de que a prática esportiva é um importante instrumento educacional e contribui de forma efetiva para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Esporte, educação e sustentabilidade devem caminhar juntos”, diz o presidente da empresa, Caio Pompeu.

Com essa perspectiva, a Eletrobras Furnas levou para o Complexo Esportivo Go Cup a sua carreta-escola, do programa Educar para Preservar. Trata-se de um laboratório móvel, equipado com material audiovisual, filmes em 3D, realidade aumentada, maquetes, jogos, experimentos interativos e outras tecnologias para aulas e experiências científicas com energia elétrica. As atividades realizadas no espaço têm como foco principal a conscientização sobre o uso racional da água e energia elétrica. A carreta está estacionada na área de convivência do complexo esportivo para visitação entre os jogos.
 


"Nós sempre pensamos no Go Cup como um evento de confraternização. Muito antes de darmos importância para o campeonato, estamos olhando para o desenvolvimento das crianças, estimulando tudo aquilo que o esporte traz de positivo: disciplina, trabalho em equipe, respeito ao adversário, saber ganhar, saber perder. Isso sempre foi uma premissa para nós e a chegada da Eletrobras Furnas como parceira só reforça os valores da empresa com tudo o que já realizamos aqui", comenta Roberto Faria, idealizador do Go Cup.


Equipe convidada

Como patrocinadora do Go Cup, a Eletrobras Furnas pôde indicar para participar do torneio a equipe da Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal (ADEF/DF), que é apoiada pela empresa por meio de edital socioesportivo. A ADEF promove o futsal feminino e é focada na formação de atletas e cidadãs por meio da educação integral. A maior parte das integrantes da equipe tem entre 13 e 15 anos e mora em cidades satélites do Distrito Federal.
 


“Nosso trabalho vai além do incentivo ao esporte. Queremos preparar as meninas para a vida pessoal e profissional em qualquer área”, diz Tatiana Weysfield, diretora da ADEF. A participação no Go Cup, na opinião dela, trará às atletas uma vivência muito relevante principalmente em razão do contato com estrangeiros e com outras culturas.


Centro de Tecnologia

Com o intuito de apresentar inovação e despertar o interesse pela ciência e pela sustentabilidade, a companhia está promovendo visitas das equipes ao Centro Tecnológico de Engenharia Civil de Furnas, que fica em Aparecida de Goiânia e é um local de pesquisas e estudos com foco em energias renováveis.

Superintendente de Comunicação e Relações Institucionais da Eletrobras Furnas, Ana Cláudia Gesteira comenta que a empresa procura, em todas as oportunidades, “estimular a curiosidade, a busca por novos conhecimentos e a atenção para a sustentabilidade”.

A primeira equipe contemplada com a visita foi a da ADEF/DF. “Foi incrível. A gente, em geral, carrega as marcas na camisa sem conhecer as empresas. É bom saber o que elas fazem”, disse Manuela Lopes, 15 anos. “É complicado o assunto, mas foi interessante”, completou Maria Eduarda Araújo, também de 15 anos.

Na opinião de Tatiana Weysfield, diretora da ADEF/DF, foi uma experiência única para as meninas. “Elas são jovens e todo estímulo ao conhecimento tem impactos muito positivos”, disse.

Entre as atrações do Centro estão o Laboratório de Aerodinâmica Aplicada, destinado a pesquisas para geração de energia eólica, e, nele, o primeiro Túnel de Vento do país voltado a pesquisas de energia eólica, onde é possível analisar a movimentação dos ventos e, assim, aprimorar a qualidade de equipamentos.

Ao final do campeonato, a Eletrobras Furnas promoverá mais uma ação educativa de cunho socioambiental: equipes serão convidadas a plantar mudas de espécies nativas do Cerrado, identificadas com o nome de cada time, na área que abriga os jogos. “Será uma homenagem a todos os que participaram do torneio”, explica Alexandre Sampaio, responsável por patrocínios esportivos no Departamento de Responsabilidade Social, Marca e Reputação.
 

Por: Luciana Lana