Hidrelétrica de Furnas chega a 100% do volume útil após 12 anos

Vertedouro foi aberto pela segunda vez este ano

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


O reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas (MG) atingiu 100% do seu volume útil no último sábado (8/4), fato que não era registrado desde março de 2011. Em função das chuvas recentes na região, o vertedouro foi aberto, às 8h30 do mesmo dia, em 500 m³/s para controle de nível de reservatório. Esta foi a segunda vez que a UHE Furnas abriu vertedouro este ano - a primeira vez ocorreu em janeiro.

A manobra foi definida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela programação energética das unidades geradoras brasileiras. Com potência instalada de 1.216 MW,  a Usina de Furnas é considerada um marco para a instalação de grandes hidrelétricas no Brasil, possibilitando a regularização do rio Grande e ainda a construção de mais oito usinas, aproveitando, integralmente, um potencial de mais de 6.000 MW instalados.  A barragem da usina está localizada no curso médio do rio Grande, entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais.

A abertura do vertedouro foi devidamente informada à Defesa Civil para medidas visando à segurança de toda a população. A hidrelétrica opera em plenas condições de segurança, sem qualquer anormalidade que comprometa sua integridade, o meio ambiente ou as pessoas.
 

Por: Lilian Pinto