Campanhas de FURNAS para doação de sangue beneficiam cerca de 360 pessoas

Mobilizações aconteceram na última sexta-feira simultaneamente na sede da empresa (RJ) e na UHE Marimbondo (MG/SP)

Publicado em:

A Eletrobras Furnas celebra mais uma bem-sucedida campanha de doação de sangue, realizada na última sexta-feira, dia 14, simultaneamente na sede da empresa, no Centro do Rio de Janeiro, e em São José do Rio Preto (SP), município próximo à Usina Hidrelétrica da Marimbondo. De acordo com a organização da campanha, as ações contaram com a importante adesão de voluntários da empresa. No Rio, houve também a participação de colaboradores da holding Eletrobras, da Eletronuclear e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

As iniciativas, realizadas pelo Programa Furnas de Voluntariado e pela área de Saúde da companhia, recolheram, nas duas cidades, cerca de 90 bolsas de sangue, que podem beneficiar até 360 pessoas.

"Doar sangue é um ato que ajuda salvar vidas e foi com muito orgulho que realizamos essa campanha simultaneamente à ação realizada na sede. Com o programa de voluntariado, queremos que esse importante gesto de solidariedade seja multiplicado em todas as nossas unidades de operação”, pontuou Sindia Obsvioslo, voluntária da UHE Marimbondo.

Assim como o hemocentro de São José do Rio Preto, o Hemorio – entidade parceira da campanha no Rio de Janeiro - encontra dificuldade para manter os estoques de bolsas de sangues em volume satisfatório, uma vez que o número de doadores é insuficiente para a demanda que atendem. Para manter os estoques regulares, é preciso que 1,5% a 3% da população doe sangue periodicamente, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

Desde 2003, a Eletrobras Furnas contribui regularmente para elevar os estoques de hemocentros, como o Hemorio, com um trabalho de conscientização dos funcionários e realização de campanhas periódicas. “É uma satisfação muito grande acompanhar a união de duas importantes áreas da empresa nesta causa tão nobre. Ao longo de todos esses anos, temos contado com a adesão cada vez mais expressiva de voluntários. Nesta edição, tivemos a alegria ainda maior de poder contar com voluntários engajados da holding, da Eletronuclear e do ONS”, destacou Sérgio Ricardo Fernandes da Silva, gerente do Departamento de Saúde, Segurança e Bem-Estar no Trabalho.

 

Por: Lilian Pinto