Eletrobras reforça compromisso socioambiental durante megaoperação de treinamento da Marinha do Brasil no Sul de Minas

Empresa disponibilizará unidade móvel para palestras e atividades socioambientais. Parte dos treinamentos acontecerá no Lago de Furnas

Publicado em:


A Eletrobras, por meio de sua subsidiária Eletrobras Furnas, participa da Operação Furnas I/2023, considerada a maior ação de treinamento militar já realizada em Minas Gerais. O evento será realizado nos municípios de São José da Barra e Passos, entre os dias 9 e 23 de maio, e disponibilizará serviços básicos à população, com atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos.

O Lago de Furnas receberá parte das atividades de treinamento, com exercícios relacionados a operações ribeirinhas e à atuação de uma Força de Paz de Emprego Rápido (Quick Reaction Force - QRF no contexto da ONU). Haverá também treinamentos para atuação em acidentes, incluindo descontaminação química e evacuação para hospital.

Para reforçar seu compromisso com a comunidade e contribuir de forma efetiva com o desenvolvimento socioambiental da região, a Eletrobras Furnas disponibilizará, de 12 a 15 de maio, a carreta-escola do Projeto Educar para Preservar, unidade móvel da empresa, para oficinas e palestras sobre o consumo racional da água e energia. As atividades no veículo, que ficará estacionado na Praça Principal, em São José da Barra, acontecerão das 8h30 às 16h.

A carreta-escola é um laboratório móvel que possui mais de 18 metros de comprimento e conta com material audiovisual, filmes em 3D, realidade aumentada, maquetes, jogos, experimentos interativos e outras tecnologias para aulas e experiências científicas com energia elétrica.

“Com muita satisfação, a Eletrobras Furnas participa desse importante evento ao lado da Marinha do Brasil. E queremos, mais uma vez, agregar nossos recursos para o desenvolvimento das comunidades e ainda colaborar com a conscientização socioambiental”, afirma o presidente da empresa, Caio Pompeu.

A operação de treinamento militar contará com cerca de 1.300 fuzileiros navais, além de diversas aeronaves, que estarão na região com o objetivo de integrar treinamentos de Unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) e da Força Aeronaval em Operações Ribeirinhas, de Paz e Interagências, em coordenação com o Estado de Minas Gerais e outros órgãos. Em alguns dos exercícios previstos, haverá a atuação de pelotão formado por 50% de militares do gênero feminino, nos moldes preconizados pela ONU.
 

Por: Lilian Pinto