Workshop apresenta conclusões do projeto de P&D Bioconcreto

Evento contou com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Publicado em:
Crédito: Teresa Travassos


A Eletrobras Furnas promoveu, em sua sede, no Rio de Janeiro, o workshop de encerramento do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Aneel intitulado “Uso de Bioconcretos e Bio-MMFs de baixo impacto ambiental visando o aumento da eficiência energética”, apelidado de Bioconcreto. O evento teve como objetivo apresentar os principais resultados e conclusões obtidos pelo projeto, que contou com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e cuja temática é de grande importância tanto para engenharia civil quanto para a sociedade, uma vez que traz abordagens relacionadas à sustentabilidade e eficiência energética nas construções. 

Os bioconcretos são produzidos com materiais de baixo impacto ambiental, provenientes de resíduos agroflorestais, e contam com alto teor de adições minerais de baixa emissão de carbono.  

O projeto de P&D da Eletrobras Furnas propiciou o desenvolvimento de novos produtos, como os bioconcretos leves, ecoeficientes, contendo resíduos de bambu, serragem de madeira e casca de arroz; o desenvolvimento de novas metodologias; o aumento da eficiência energética e da descarbonização. 

A abertura do evento coube ao gerente do Departamento de Segurança de Barragens e Tecnologia, Renato Cabral. “O desenvolvimento tecnológico do concreto tem se ampliado nos últimos anos com a inserção de novos materiais e insumos de baixo impacto ambiental. A tecnologia de bioconcretos no país é muito recente. Os empreendimentos necessitam de inovações desde a fase dos materiais até a aplicação do concreto. Então, fazer estudos como este na área dos materiais é essencial para tornar o concreto mais sustentável”. 

Em seguida, a coordenadora do projeto e colaboradora da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil e Hidráulica, Nicole Pagan Hasparyk, destacou o ineditismo da pesquisa e reforçou a importância da busca pela redução da emissão dos gases de efeito estufa (GEE) nas atividades de construção. “O setor é apontado como um dos principais consumidores de energia elétrica, além de grande emissor de CO², em especial pelo cimento e agregados naturais empregados nos concretos. A busca pela eficiência energética e por materiais que tragam menor impacto ambiental é uma ação primordial para mitigar as mudanças climáticas”, pontuou. “A iniciativa trouxe produtos inovadores e aplicáveis a painéis leves, com atendimento a metas contidas em quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS”. 

Romildo Toledo Dias, coordenador do projeto pela UFRJ, palestrou sobre a relevância dos biomateriais e bioconcretos na construção civil e destacou a importância da formação de quadros técnicos. “É necessário que os projetos de P&D não sejam associados apenas ao produto material e à tecnologia entregue, mas também à capacitação de recursos humanos. Pois é com esse capital humano que a empresa vai contar para os seus empreendimentos. Então, quando olhamos para esse grupo que estamos formando, com mais de 15 pessoas desenvolvendo conhecimento aprofundado, isso é tremendamente importante para a empresa e para o país.” O projeto contou com quatro mestrados, dois doutorados e quatro pós-doutorados. 

Por fim, Alexandre de Castro, gerente da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil e Hidráulica, ressaltou a importância do projeto nas construções dos empreendimentos da Eletrobras Furnas. “Os projetos de P&D Aneel da linha de pesquisa de Materiais sempre resultaram em produtos aplicados nas construções da empresa, como estudos termomecânicos do concreto massa, metodologias de controle tecnológico e aprovação de uso de materiais em campo, definições e especificações técnicas de obra. Este é mais um projeto com potencial de aplicação em obras de geração, pois, além das características tecnológicas dos materiais, ainda possui aspectos significativos de sustentabilidade", concluiu ele. 

Durante o evento também ocorreram palestras técnicas sobre a durabilidade de bioconcretos frente a ataques biológicos, descarbonização, aspectos primordiais, entre outros temas, e dois momentos reservados para perguntas e debates. 
 

Por: Vitoria Veiga