Eletrobras marca presença na abertura do 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio

Evento acontece até 31 de maio com discussões sobre transição energética, descarbonização e reindustrialização

Publicado em:
Crédito: Marina Bertuzzo


O protagonismo do hidrogênio como vetor para viabilização da transição energética foi o foco central do primeiro dia do 3º Congresso Brasileiro de Hidrogênio, que acontece de hoje até 31 de maio, em Maricá, município da região metropolitana do Rio de Janeiro. Promovido pela Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2), o evento conta com o patrocínio da Eletrobras, por meio das subsidiárias Eletrobras Furnas e Eletronorte. 

Victor Hugo Goes Ricco, superintendente de Engenharia de Geração da Eletrobras, participou da abertura do evento e destacou o comprometimento da holding e de suas subsidiárias com a transição energética e com a sustentabilidade, a inovação e o avanço tecnológico. “A Eletrobras tem uma gama de projetos envolvendo o hidrogênio, muitos deles registrados no Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel”, afirmou.

Ricco apontou que o primeiro desses projetos resultou na planta de produção de hidrogênio a partir de fonte fotovoltaica e por meio de eletrólise, instalada junto à hidrelétrica de Itumbiara, em Goiás, onde é pesquisado o armazenamento do hidrogênio e a inserção da sua energia no Sistema Interligado Nacional. “A planta de Itumbiara bateu em fevereiro deste ano um recorde ao produzir a primeira tonelada de hidrogênio verde do Brasil. Hoje a produção acumulada – desde o início da operação há dois anos – passa de 2 toneladas”, contou.

No estande da Eletrobras no evento está exposta a maquete da planta de hidrogênio verde da Eletrobras Furnas em Itumbiara. “Nesta planta hoje são desenvolvidos três projetos: um que estuda novas tecnologias para produção de hidrogênio, outro referente à operação e manutenção, envolvendo capacitação de mão de obra; e ainda o projeto de armazenamento em baterias”, explicou Alexandre de Castro Pereira, gerente da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil e Hidráulica da Eletrobras Furnas. Alexandre apresentará amanhã (dia 30) o painel “Setor elétrico e o hidrogênio”, junto com a coordenadora de Inovação da Eletronuclear, Karla Lepetitgaland.

Além da maquete, o estande também apresenta uma mostra de sementes do programa Germoplasma Florestal, desenvolvido pela Eletronorte na UHE Tucuruí, para manejo e conservação de espécies florestais nativas. 

A cerimônia de abertura do 3º Congresso Brasileiro de Hidrogênio contou também com as participações da gerente do Departamento de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética da Eletronorte, Marina Lodi; do prefeito de Maricá, Fabiano Horta; do secretário de Estado de Óleo, Gás, Energia e Indústria Naval, Hugo Leal; e do presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio, Paulo Emílio de Miranda. O evento reuniu a comunidade científica, empresários do setor de energia e representantes de governos estaduais e municipais, além de órgãos governamentais responsáveis pelo desenvolvimento de projetos, regulações e financiamentos.
 

Por: DCA.P