12 de Junho: Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Uma luta global pelo futuro das crianças

Publicado em:


O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado hoje (12/6), é uma data que tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil e somar esforços para o enfrentamento desta prática. A Eletrobras Furnas reafirma seu compromisso com a proteção integral das crianças e adolescentes e, em parceria com a Fundação Abrinq, promove o engajamento à campanha "Não ao Trabalho Infantil". 

O trabalho infantil é uma violação dos direitos humanos, privando crianças e adolescentes do acesso à educação e ao desenvolvimento saudável. Em vez de brincarem, estudarem e desfrutarem da segurança e do cuidado de suas famílias, eles são obrigadas a trabalhar, muitas vezes em condições perigosas, principalmente em setores como agricultura, mineração, indústria têxtil e serviços domésticos. Os efeitos do trabalho precoce são devastadores. Além de prejudicar o desenvolvimento físico e mental das vítimas, ele perpetua um ciclo de desinformação. O acesso à educação é fundamental para quebrar esse ciclo, pois oferece oportunidades de empoderamento e uma vida melhor. 

A partir dos 14 anos, os adolescentes podem ingressar no mundo do trabalho na condição de jovens aprendizes. O trabalho a partir dos 16 anos somente é permitido nas condições estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Mas, infelizmente, esta não é a realidade de nossas crianças: dados do Cenário da Infância e Adolescência no Brasil (Abrinq, 2023) apontam um perfil dos que mais sofrem com essa violência: 66,4% são meninos e 33,6% são meninas. Entre eles, 53,7% têm idade entre 16 e 17 anos, 66,1% são negros e 75,8% residem na zona urbana. 

Participe da sensibilização! Convidamos nossos parceiros institucionais e toda a sociedade para acessar o site da campanha (aqui) e publicar as peças de comunicação em suas redes sociais utilizando a hashtag #NãoaoTrabalhoInfantil. Faça também o download da cartilha preparada pela Fundação Abrinq para conhecer mais sobre o tema.
 

Por: DCA.P