Resgate e conservação da fauna na UHE Serra da Mesa é destaque no Jornal Nacional

Até o momento, cerca de 220 animais foram resgatados e liberados em áreas mais apropriadas para a sua sobrevivência

Publicado em:


A ação de resgate da fauna que habita a região da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, em Goiás foi destaque, nesta segunda-feira (19/6), no telejornal de maior audiência no país, o Jornal Nacional, exibido pela TV Globo. Inciativa da Eletrobras Furnas, o trabalho consiste em promover o salvamento dos animais silvestres que se encontram isolados nas ilhas formadas devido ao aumento do nível de água do reservatório, em razão das chuvas que ocorreram nos últimos meses.

O trabalho é realizado por equipes compostas por biólogos, médicos veterinários e assistentes que percorrem o reservatório em busca das mais diversas espécies para realizar a captura e posterior deslocamento para áreas mais seguras para a sua sobrevivência. Até o momento, cerca de 220 animais, entre cobras, lagartos, aranhas, tatus e micos, já foram resgatados.

“Desde o menor ser vivo que esteja disponível para fazer esse resgate, a gente vai resgatar. A gente não vai deixar ninguém para trás. Então, desde o pequeno escorpião, a lagartixa como você falou, o sapo… a gente vai retirar. A gente dará a chance de ele continuar a sua sobrevivência. A continuidade da sua vida”, afirmou Fernando Vieira Machado, biólogo da Eletrobras Furnas, em entrevista ao repórter Honório Jacometto.

Atualmente, o volume do reservatório da usina de Serra da Mesa está com a sua capacidade em torno de 85% e, embora este seja um importante fator para a geração de energia elétrica, também pode representar uma ameaça para a fauna da região, já que as ilhas onde os animais vivem, ficam temporariamente submersas. Esta é a segunda vez na história da UHE Serra da Mesa que o resgate dos animais é realizado, a primeira foi em 1995.

O Programa de Monitoramento e Conservação da Fauna da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa é realizado com a devida autorização do Ibama/GO, em cumprimento ao licenciamento ambiental do empreendimento, no âmbito do Subprograma de Resgate da Fauna, que faz parte do Programa de Retomada do Enchimento do Reservatório.

Clique aqui para conferir a reportagem completa exibida no Jornal Nacional.
 

Por: Leonardo Cunha