Eletrobras Furnas e Senai realizam formatura de 53 jovens aprendizes

Iniciativa promove qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho

Publicado em:


Em uma cerimônia marcada por alegria e conquistas, 53 jovens aprendizes concluíram os cursos de Operador de Computador e Assistente de Logística, fruto da parceria entre a Eletrobras Furnas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O evento de formatura, realizado no dia 21 de junho, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), contou com a presença dos formandos, familiares e representantes das empresas.   

Desde 1997, a Eletrobras Furnas mantém um programa dedicado à qualificação técnico-profissional de jovens estudantes como aprendizes. Com carga horária de 800 horas, os alunos têm acesso a um currículo abrangente e prático, que aborda tanto as habilidades técnicas de cada área quanto as competências socioemocionais necessárias para o mundo profissional.   

O presidente da Eletrobras Furnas, Caio Pompeu, concedeu algumas palavras de incentivo para os formandos. “Quando cheguei na empresa, trabalhei como estagiário, fui me aprofundando e crescendo profissionalmente, até o momento que falei para mim mesmo que era aqui que eu iria estabelecer a minha carreira. E foi isso que fiz. Hoje, no cargo mais alto, só tenho a falar para vocês agarrarem as oportunidades que a vida dá para cada um. Aproveitem! Pois agora vocês também fazem parte dessa Eletrobrasilidade”, afirmou o executivo, em referência à nova campanha publicitária da Eletrobras, que enaltece a energia dos brasileiros.   

“Ao participar do programa, os jovens são expostos a um ambiente de aprendizado enriquecedor. O Senai proporciona a eles conhecimentos técnicos e práticos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. Adicionalmente, a parceria entre a instituição e a Eletrobras Furnas destaca o compromisso conjunto de investir no desenvolvimento da juventude e na construção de um futuro melhor”, pontuou o coordenador operacional de Educação Profissional da unidade Maracanã (RJ) do Senai, Alex Willian Cordeiro Affonso.   

Os formandos do curso de Operador de Computador receberam formação em informática, aprendendo a utilizar diferentes sistemas operacionais, softwares de escritório e ferramentas de programação básica. Já os jovens que concluíram o curso de Assistente de Logística adquiriram conhecimentos sobre os processos logísticos, desde o planejamento e controle de estoques até a gestão de transporte e distribuição.   

A cerimônia de formatura foi marcada por discursos inspiradores, nos quais os jovens compartilharam suas experiências e agradeceram às empresas pela oportunidade de crescimento profissional. "A inserção no mercado de trabalho é difícil na nossa idade. Não são todas as empresas que nos dão oportunidades, por não termos experiências. Esta oportunidade de ser jovem aprendiz é de extrema importância para nossa vida profissional", comentou Nívia Roberta Ferreira, de 16 anos, aluna da turma de Assistente de Logística.   

Cada um dos formandos recebeu um certificado de conclusão, simbolizando o reconhecimento de seu esforço e dedicação ao longo do programa. A iniciativa conjunta é um exemplo de como programas de capacitação e inserção podem auxiliar na vida de inúmeras pessoas. 
 


 

Por: Vitória Veiga