Eletrobras Furnas realiza evento internacional sobre desempenho e durabilidade de estruturas de concreto

V Durar acontece em Goiânia e tem a chancela da International Union of Laboratories and Experts in Construction Materials, Systems and Structures

Publicado em:
Crédito: Luiz Fernando Zutto


A Eletrobras Furnas, em parceria com a Universidade de Goiás (UFG), realiza até esta quarta-feira (28) o V Seminário Internacional sobre Desempenho e Durabilidade de Estruturas de Concreto (V Durar), em Goiânia. O evento, que começou ontem (27) acontece de forma presencial e conta com a participação de especialistas e pesquisadores em debates e apresentações de projetos que têm como objetivo fomentar os conhecimentos técnicos e científicos acerca das estruturas de concreto, considerando critérios como desempenho, durabilidade, deterioração por corrosão de armaduras. 

Como integrante do Comitê Científico Internacional da V Durar, o gerente da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil e Hidráulica da empresa, Alexandre de Castro Pereira, participou da elaboração do projeto de P&D+i Aneel Vida Útil (PD-0394/1704-2017), que será apresentado durante o evento, e que consiste na avaliação da durabilidade do concreto por meio de estudos avançados de mecanismos de transporte e modelagem da vida útil das estruturas. Este projeto agrega conhecimentos específicos às questões da vida útil de estruturas de concreto expostas em ambientes agressivos, sobretudo aqueles que contêm íons cloreto e gás carbônico, como também aos programas experimentais no campo de reologia (ciência que estuda deformações e fluxos da matéria), da corrosão de armaduras e dos mecanismos de transporte relacionados à durabilidade do concreto. 

De acordo com o gerente da Eletrobras Furnas, os resultados do projeto contribuem de maneira expressiva para o setor de construção civil nacional. "Por meio desses estudos, conseguimos resultados que impactam fortemente nas questões econômicas e de sustentabilidade do setor de construção civil, inclusive gerando efeitos muito positivos para o fortalecimento de parcerias internacionais. O V Durar mostra a internacionalização dos projetos de pesquisa da Eletrobras Furnas, sobretudo diante da comunidade técnico cientifica mundial", assinala.  

Além de Pereira, o comitê internacional é formado também por membros da Rilem, que ministrarão palestras durante o V Durar. Entre os palestrantes estão Oswaldo Cascudo (coordenador-geral do V Durar e coordenador técnico da UFG); Carmem Andrade (CIMNE – Universidade Politecnica de Catalunya, em Barcelona); Tulio Honório de Faria (Universidade Paris -Saclay), Gilles Escdeillas (Insa Tolouse), Alexandra Bertron (Insa Tolouse) e Mark Alexander (University of Cape Town). 

No dia 27, foi realizado o painel "Projeto e Especificação para Durabilidade – Processos em Nanoescala, Indicadores e Critérios de Durabilidade". Já no dia 28, o evento conta com os painéis "Tópicos Gerais sobre a Durabilidade do Concreto" e "Modelos Preditivos da Vida Útil – Abordagem de Desempenho".

Para conferir a programação completa da V Durar, acesse: Home (durar2023.com).


Visita técnica

Um grupo de renomados pesquisadores e cientistas internacionais que integram a Rilem (International Union of Laboratories and Experts in Construction Materials, Systems and Structures) visitou, na segunda-feira (26/6), os laboratórios da Eletrobras Furnas em Aparecida de Goiânia (GO). 

A visita, programada para a véspera do início do V Seminário Internacional sobre Desempenho e Durabilidade de Estruturas de Concreto (V Durar), em Goiânia, foi monitorada pelo gerente da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil e Hidráulica (DTEC.E), Alexandre de Castro Pereira, e pelo coordenador do projeto P&D+i Vida Útil, Renato Batista de Oliveira. O objetivo da iniciativa foi apresentar o potencial dos laboratórios da unidade, principalmente no que se refere a Microestrutura e Difração de Raios X, Química, Concreto e Túnel de Vento, temas que estão relacionados às especialidades dos visitantes.  

A comitiva de visitantes da Rilem estava representada pelos pesquisadores Alexandra Bertron (Institut National des Sciences Appliquées – INSA Toulouse, France), Carmen Andrade (International Centre for Numerical Methods in Engineering – CIMNE/ Universitat Politècnica de Catalunya – UPC, Spain), Gilles Escadeillas (Université Paul Sabatier – UPS/INSA Toulouse, France), Mark Alexander (University of Cape Town, South Africa) e Túlio Honório de Faria (LMPS/ENS Paris Saclay/Université Paris Saclay, France). Participaram ainda da visita os professores Oswaldo Cascudo e Andrielli Morais de Oliveira, ambos da Universidade Federal de Goiás (UFG). 
 

Por: Lilian Pinto