Autoridades e líderes comunitários visitam usina de Simplício para conhecer o Plano de Ação de Emergência

Em implantação na região, o PAE é uma exigência legal para garantir a segurança das comunidades vizinhas aos empreendimentos

Publicado em:
Crédito: Jorge Luiz Trindade


Autoridades dos Legislativos Municipais, representantes das Defesas Civis e líderes comunitários dos municípios de Sapucaia (RJ), Carmo (RJ), Chiador (MG) e Além Paraíba (MG), visitaram a Usina de Simplício na última terça feira, 18/07/23, para tirar dúvidas sobre o Plano de Ação de Emergência do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício, que reúne as usinas de Anta e Simplício, localizadas no rio Paraíba do Sul, na divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.        

Na abertura da visita, o gerente da usina, Geovane Abraão, mostrou um vídeo aéreo, em que pode ser visto o circuito hidráulico do complexo com 10 diques, 15 canais e sete túneis, capacidade de geração de energia para cerca de 800 mil pessoas, uma das melhores relações de área inundada e energia gerada do mundo.      

Em seguida, o engenheiro Cristiano Neves Simão apresentou as etapas do Plano de Ação de Emergência (PAE), em implantação na região. “O PAE é voltado para a segurança e preservação das vidas das comunidades vizinhas aos empreendimentos. O plano é simplesmente uma precaução. As barragens, diques e túneis do complexo de Simplício são seguros, constantemente monitorados e estão operando normalmente”, lembrou Simão.      

A implantação do PAE é uma exigência da Lei 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens, e está sendo conduzida pelas empresas Mineral Engenharia Meio Ambiente e Tecal.      

Entre as atividades previstas no PAE, já está em curso o levantamento cadastral e o mapeamento atualizado da população existente na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), isto é, situada próxima às barragens das usinas nos municípios envolvidos.     

O cadastramento serve para que seja possível conhecer os vizinhos das usinas, planejar a evacuação de residências, estabelecer rotas de fuga e pontos de encontro, além de identificar eventuais moradores com dificuldades de locomoção ou necessidades especiais. Os moradores cadastrados também serão avisados sobre o simulado que será realizado ainda este ano.        

Também está prevista a instalação de cerca de 32 sirenes nos municípios de Sapucaia (RJ), Carmo (RJ), Chiador (MG) e Além Paraíba (MG), com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação com a população, em caso de emergência.  A previsão é que esse sistema esteja implantado até o primeiro semestre de 2024, dentro do prazo regulatório.      

“Além de campanhas no rádio e do contato direto de cadastradores e funcionários, a empresa disponibilizou um número para tirar dúvidas sobre a implantação do PAE, o (24) 92533-1319. Todas as etapas serão divulgadas previamente, a população não precisa se preocupar, as instalações são seguras e a medida é uma precaução exigida por lei, que traz ainda mais segurança para o empreendimento e para a população”, complementou Simão.      

Logo após as apresentações, os convidados visitaram as instalações da Usina Hidrelétrica de Simplício, casa de máquinas, condutos forçados, turbinas e o Dique Norte, um dos maiores do complexo, atestando a solidez e segurança das estruturas.
 

Por: Fernanda Pontual