Eletrobras Furnas e PUC-Rio promovem curso de capacitação sobre Aprendizado de Máquina para jovens de projetos sociais

Iniciativa é fruto de projeto de P&D e visa capacitar jovens para o mercado de trabalho

Publicado em:
Crédito: Tatiana Piloto


Nos dias 5 e 6 de julho, a área de Pesquisa e Desenvolvimento da Eletrobras Furnas, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), promoveu o curso de capacitação "Aprendizado de Máquina: como funciona?", na sede da Associação Beneficente São Martinho, na região central do Rio de Janeiro.   

A ação foi direcionada a jovens atendidos pela instituição e pelo projeto social Pequenas Vozes, que oferece à comunidade serviços de proteção básica, convivência e fortalecimento de vínculos, através de atividades socioculturais, como oficinas de violão, canto, teclado, percussão, flauta doce, teatro, artes plásticas, desenho e pintura.  

A iniciativa é uma das etapas previstas no projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) intitulado "Aplicabilidade de nova tecnologia voltada para o desenvolvimento de um modelo de monitoramento inteligente dos ativos de transmissão”.   

Para Fabiana Cristina Teixeira, superintendente de Estudos de Mercado e Inovações da Eletrobras Furnas, a capacitação é crucial para que os estudantes despertem o interesse para utilizar a Inteligência Artificial (IA) e tecnologias relacionadas de forma responsável e eficaz. Segundo ela, há um aumento na demanda por profissionais com habilidades em IA, análise de dados e outras especialidades de ciência da computação.  

"Para a empresa, como idealizadora desse projeto, poder contribuir nessa etapa de capacitação em Inteligência Artificial a jovens do ensino público é poder realizar na prática um dos princípios de P&D, que é a universalização do conhecimento tecnológico para fomentar o ecossistema de inovação", declarou a superintendente.  

O treinamento foi conduzido pelo professor e coordenador do programa de Pós-Graduação em Informática da PUC-Rio, Edward Hermann, que além de apresentar o Chat GPT e seu funcionamento para os alunos, utilizou exemplos lúdicos para explicar conceitos importantes sobre o Aprendizado de Máquina – uma das técnicas envolvidas nos processos de IA.    

Ariana Neubauer, assistente social do Pequenas Vozes, destaca a importância da parceria com a Eletrobras Furnas. "Conseguimos trabalhar o sentimento de pertencimento com o público vulnerável, porque mostramos que a empresa que está presente no território deste público proporciona ações sociais que estimulam a educação continuada, o cuidado e a cultura", disse.  

João Miguel Firmo, de 17 anos, relata que o treinamento despertou ainda mais seu interesse pela área da tecnologia e que gostaria de receber outras capacitações sobre o tema. “Eu já tinha escutado falar sobre IA, li essa palavra em alguns jogos que joguei, mas não sabia o que era. Com o professor explicando, consegui entender melhor como funciona e que essa tecnologia está presente em quase tudo hoje em dia”, pontou o jovem. A Ana Beatriz Alvez, de 13 anos, afirma que ainda não conhecia o Chat GPT, mas que depois do treinamento pretende inserir o algoritmo em sua rotina.    

"Manter o contato próximo com a sociedade e obter isso através de um projeto de P&D, com um viés tecnológico, sustentável, mas que também atenda à comunidade, é fundamental para a empresa", concluiu Fabiana. O objetivo do projeto é expandir a aplicação do treinamento para outras turmas atendidas pela instituição no futuro. 
 

Por: Larissa Mafra