Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta nos dias 1 e 2 de agosto na Cidade das Artes

Projeto patrocinado pela Eletrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura

Publicado em:


Nos dias 1 e 2 de agosto a Orquestra Sinfônica Brasileira subirá ao palco da Grande Sala, na Cidade das Artes, acompanhada do premiado acordeonista João Pedro Teixeira. No programa, obras de Harry Crowl, Alexandre Eisenberg e João Pedro Teixeira. A condução ficará a cargo do maestro Miguel Campos Neto. O Plano Bianual de Atividades e Temporada da Orquestra Sinfônica Brasileira em 2023 foi selecionado por meio do Programa Cultural das Empresas Eletrobras. 

A atmosfera envolvente e hipnotizante de Antipodae Brasiliensis, de Harry Crowl abre o espetáculo em clima de contemplação. A obra é constituída por dois quadros sinfônicos de teor abstrato. O programa segue com a Sinfonia No. 1, de Alexandre Eisenberg, uma obra na qual o compositor veste a pele de diferentes figuras fundamentais da música do século XX. A sinfonia apresenta cinco movimentos – cada um escrito em um estilo diferente. 

Encerrando o programa, o compositor João Pedro Teixeira sobe ao palco para apresentar a sua Sinfonia Inesperada, Concerto para Acordeon e Orquestra. Ao longo da composição, o solista não se restringe apenas ao seu papel tradicional, mas estabelece um diálogo diferente e especial com a orquestra. A sinfonia tem como inspiração os duros momentos da pandemia e surpreende pelo seu apelo simbólico. 


A OSB 

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. 

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. 
 

Por: Fernanda Pontual