Eletrobras Furnas participa do II Congresso de Ornitologia das Américas

Durante o evento, serão apresentados projetos referentes à conservação das aves ameaçadas de extinção

Publicado em:
Pato Mergulhão / Crédito: Adriano Gambarini


Especialistas da Eletrobras Furnas marcam presença no II Congresso de Ornitologia das Américas, evento internacional que está sendo realizado em Gramado (RS) até sexta-feira (4), com o tema "A diversidade de vozes na conservação das aves". 

Durante o congresso, a empresa apresentará os resultados dos projetos de monitoramento e conservação do pato mergulhão (Mergus octosetaceus) e cuitelão (Jacamaralcyon tridactyla), iniciativas apoiadas via edital socioambiental lançado em 2021, e do aracuã-guarda-faca (Ortalis remota), que integra o processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Marimbondo (MG/SP). As três espécies têm elevado grau de ameaça de extinção.  

As iniciativas atendem à política ambiental da Eletrobras e ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 - vida terrestre, pactuado junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).  

(foto)

De acordo com os biólogos da Eletrobras Furnas Adriano Lagos, Felipe Manzano e Fernando Machado, os resultados apresentados pelos projetos pelas ações são robustos no que diz respeito à obtenção de informações que poderão contribuir para a preservação das espécies, além de evidenciar o compromisso da empresa em realizar suas atividades de geração e transmissão de energia elétrica de forma associada às melhores práticas acadêmicas e de mercado para a conservação da biodiversidade brasileira. 


Os organizadores do evento afirmam que a participação de empresas como a Eletrobras Furnas mostra o quanto a variedade de atores é importante para a conservação dos biomas e da fauna.  Na oportunidade Eletrobras Furnas realizou a distribuição e divulgação do guia de aves da UHE Batalha 

Saiba mais sobre o congresso no site do evento: https://www.oca2023.com.br/
 

Por: Vitoria Veiga