Eletrobras Furnas amplia segurança e confiabilidade da subestação da Usina de Itumbiara

Com investimento superior a R$ 20 milhões, instalação de disjuntores de 500 KV vai minimizar riscos de corte de carga em diversas regiões brasileiras

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


A Eletrobras Furnas acaba de concluir a instalação de dois disjuntores de 500 kV (interligadores de barra) na subestação da Usina Hidrelétrica de Itumbiara, localizada no rio Paranaíba, entre os municípios de Itumbiara (GO) e Araporã (MG). Com investimento de cerca de R$ 21 milhões, a iniciativa eleva a confiabilidade e segurança das operações, mantendo a subestação íntegra e única. O empreendimento contribuirá para impedir que eventuais manutenções e perturbações na subestação provoquem distúrbios no sistema elétrico brasileiro.

“Comprometida em adotar as mais modernas práticas e prover soluções para o sistema elétrico brasileiro, a Eletrobras Furnas amplia a segurança da subestação de Itumbiara, minimizando ainda mais eventuais riscos que possam prejudicar o suprimento de energia, inclusive em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Minas Gerais”, pontua Alexandre Ramis, gerente executivo de Planejamento e Controle de Projetos da Eletrobras. 


Grupo de trabalho reuniu especialistas

A partir de uma recomendação do Ministério de Minas e Energias (MME) foi criado Grupo de Trabalho reunindo representantes do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), ONS e empresas do setor elétrico para avaliar as condições e o grau de confiabilidade de instalações estratégicas do Sistema Interligado Nacional (SIN), entre elas a UHE Itumbiara e sua subestação. 

Através dos estudos, os pesquisadores emitiram relatórios para registrar condições e riscos, bem como recomendar soluções para as configurações originais dos empreendimentos. Com a autorização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a Eletrobras Furnas efetivou a instalação dos disjuntores na subestação de Itumbiara, elevando expressivamente o grau de segurança às suas operações, bem como do SIN. 

A Usina Hidrelétrica de Itumbiara opera comercialmente desde 1980 com seis unidades geradoras de 347 MW, totalizando uma capacidade instalada de 2.082 MW.  Anexa à usina, a subestação é uma instalação de transmissão de grande porte. Possui três níveis de tensão: 500 KV, 345 KV e 230 KV, que lhe conferem caráter estratégico para o SIN. 
 

Por: Lilian Pinto