Circuito de Cinema do Programa Na Mão Certa

Iniciativa engaja colaboradores no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Publicado em:


Para reforçar as ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Eletrobras Furnas promoverá em algumas de suas unidades operacionais o Circuito de Cinema, ferramenta de engajamento exclusiva para as empresas participantes do Programa Na Mão Certa, da organização não-governamental Childhood Brasil.  

Entre os dias 14 e 18 de agosto, a Usina Hidrelétrica de Funil (RJ) e as subestações de Mogi das Cruzes, Campinas, Ibiúna e Itaberá, no estado de São Paulo, vão receber sessões do recém-lançado curta-metragem “Eu tenho uma voz” e círculos de debates sobre o tema. 

O curta-metragem conta a história de uma menina que sofreu abuso na infância e tem como objetivo ampliar a discussão sobre a questão. O filme propõe a reflexão sobre como estamos escutando, percebendo e protegendo nossas crianças. Será que estamos atentos aos sinais que muitas vezes são pouco perceptíveis? 

“Vamos trazer temas, na roda de conversa, como o entendimento do que é abuso sexual, os sinais emitidos pelas vítimas, o papel das pessoas na prevenção, como orientar as crianças sobre o que é carinho e o que não é, o que fazer em caso de suspeita ou conhecimento da violência, entre outros tópicos”, pontua Tatiana Teixeira, colaboradora do Departamento de Responsabilidade Social, Marca e Reputação (DRS.P) e palestrante do Circuito de Cinema. 

"Sensibilizar nossos colaboradores é de extrema importância para que seja criado um ambiente mais informado, empático e engajado, que contribua para a prevenção e a erradicação desse grave problema social”, ressalta Tatiana. 

Com a iniciativa, a Eletrobras Furnas concorrerá ao prêmio "Destaque 'Eu Tenho uma Voz'", que reconhecerá o empenho e a dedicação das organizações na criação de um ambiente mais seguro para as crianças e adolescentes. Por meio do programa, a empresa não só demonstra sua responsabilidade social como também encoraja outras companhias a assumirem uma postura proativa na prevenção do abuso sexual.
 

Por: Vitoria Veiga