Roda de conversa marca o encerramento de programa de capacitação em empreendedorismo para migrantes e refugiados

Evento on-line ocorrerá no dia 17/08, das 10h às 11h30

Publicado em:
Crédito: Divulgação


No dia 17 de agosto, das 10h às 11h30, será realizada a roda de conversa da Trilha de Empreendedorismo para Refugiados e Migrantes, promovida pela Eletrobras Furnas e os voluntários do Sicoob Rio. O evento será realizado por meio da plataforma Microsoft Teams e marca o encerramento dos encontros que vêm ocorrendo desde maio deste ano. Para participar, basta acessar o link a seguir no dia e horário da atividade: https://acesse.one/dtPMD.

A iniciativa, apoiada pelo Programa de Atendimento ao Refugiado (Pares), da Cáritas Diocesana do Rio e do Centro de Atendimento ao Refugiado, teve como objetivos oferecer aos participantes informações para tomada de decisões conscientes em seu novo país de moradia, ter uma melhor percepção de oportunidades profissionais e alavancar pequenos negócios. Os encontros abordaram temas como cooperativismo, empreendedorismo para negócios sustentáveis, educação financeira e o sistema financeiro nacional.  

A proposta espelhou-se no incentivo ao empreendedorismo para refugiados por parte do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e outras organizações públicas e da sociedade civil que tem provado ser uma poderosa forma de empoderamento e protagonismo para migrantes e refugiados. Ao desenvolver seus próprios negócios, eles encontram uma maneira de manter viva sua cultura e garantir a subsistência da família.  

Os participantes da trilha expressaram grande satisfação com a iniciativa da Eletrobras Furnas e do Sicoob Rio. O venezuelano Pedro Rafael Lopez Lanz, que esteve presente em todos os encontros, destacou que o projeto foi uma excelente oportunidade para mudar paradigmas relacionados ao empreendedorismo sob a perspectiva do cooperativismo e da inovação. “Através dos encontros, os participantes conseguiram adquirir ferramentas e ideias para construir um futuro melhor para suas famílias. É muito importante que a população migrante e refugiada possa ter acesso a esse tipo de informação de qualidade e com a segurança que a Eletrobras Furnas e Sicoob podem oferecer para a gente."  

Nayibe Pérez, venezuelana participante da trilha, ressaltou a importância do empreendedorismo para refugiados: "É uma forma de gerar uma renda adequada para cobrir nossas necessidades Com as orientações, podemos planejar um empreendimento de acordo com nosso interesse".  

A roda de conversa da Trilha de Empreendedorismo para Refugiados e Migrantes é aberta a todos, não sendo necessária inscrição prévia.
 

Por: DCA.P