Eletrobras Furnas participa de iniciativa para a conservação de espécies ameaçadas do rio Paraíba do Sul

Em seu segundo ciclo, Plano de Ação Nacional selecionou 19 espécies de peixes e uma de cágado

Publicado em:


Representantes da Eletrobras Furnas participaram, entre os dias 7 e 11 de agosto, da oficina de planejamento do 2º Ciclo do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Aquáticas Ameaçadas de Extinção da Bacia do Rio Paraíba do Sul (PAN Paraíba do Sul). O encontro, promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental (CEPTA), órgão vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ocorreu no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Os Planos de Ação Nacional para Conservação têm se estabelecido como uma ferramenta indispensável na gestão e implementação de políticas públicas voltadas para a preservação das espécies ameaçadas de extinção. Esses documentos congregam ações prioritárias que visam à proteção das espécies, sendo concebidos por meio de um processo inclusivo e participativo que reúne representantes de diversos setores da sociedade.

Claudio Lopes Soares, biólogo e representante da Eletrobras Furnas nas oficinas do PAN Paraíba do Sul, ressaltou o trabalho realizado pela empresa durante o primeiro ciclo da iniciativa, entre 2000 e 2022. "Uma das ações consistiu num estudo-piloto, em parceria com o PAN e o Projeto Piabanha, que resultou na soltura e monitoramento por biotelemetria de três espécies de peixes (Surubim do Paraíba, Piabanha e Grumatã), gerando informações importantes para a conservação dessas espécies", lembra.

O objetivo do PAN neste segundo ciclo é recuperar e manter as espécies aquáticas ameaçadas de extinção da bacia do Paraíba do Sul e bacias adjacentes nos próximos cinco anos. Carla Polaz, coordenadora da oficina do PAN, pontuou que os participantes buscaram, pelo consenso, a definição de estratégias eficazes e formulação de ações objetivas para reduzir os riscos de extinção das vinte espécies contempladas pelo PAN.

O escopo do PAN abrange uma vasta área geográfica, incluindo as bacias hidrográficas dos rios Paraíba do Sul, Itabapoana, Macaé, São João e Imbé, que se estende pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. A presença da Eletrobras Furnas é significativa nessa região, por conta de dois empreendimentos localizados no curso do Paraíba do Sul: a Usina Hidrelétrica de Funil e o Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício – Queda Única.

A participação na oficina de elaboração do PAN do Paraíba do Sul reforça o comprometimento da empresa em contribuir para a conservação da biodiversidade. Felipe Viana Manzano, biólogo e outro representante de Eletrobras Furnas na oficina enfatiza a relevância da participação de empresas no debate sobre os desafios e oportunidades inerentes à conservação da biodiversidade e ao uso sustentável dos recursos naturais na região. "Essa colaboração contribui para a formulação de propostas tangíveis voltadas à proteção das espécies-alvo", pontua.

Através da parceria com o PAN, a Eletrobras Furnas tem se empenhado em implementar ações concretas que conciliam o desenvolvimento energético com a preservação do meio ambiente. Essa postura proativa reflete o compromisso das empresas Eletrobras em fomentar a sustentabilidade.

Confira a apresentação criada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e conheça as vinte espécies contempladas pelo PAN: Espécies PAN Paraíba do Sul:

Espécies PAN Paraíba do Sul
 

Por: DCA.P