Orquestra Juvenil de Heliópolis se apresenta em São Paulo

Projeto do Instituto Baccarelli é patrocinado pela Eletrobras

Publicado em:


No domingo, 20 de agosto, às 11h, a Orquestra Juvenil Heliópolis realiza mais uma apresentação da Temporada 2023 do Instituto Baccarelli, no Museu de Arte de São Paulo (MASP), em concerto gratuito sob regência do maestro Paulo Galvão. No repertório, obras de grandes compositores da Rússia, Itália e França: Tchaikóvski, Rossini e Bizet. Os ingressos estarão disponíveis para retirada na bilheteria do MASP duas horas antes do evento.

O programa começa com uma das obras mais queridas pelo público: a Abertura 1812, de Tchaikóvski (1840-1893). A obra evoca os eventos do conflito que os russos chamam de Guerra Patriótica de 1812, quando os 690 mil soldados a serviço de Napoleão Bonaparte (1769-1821) – o maior exército reunido na Europa até então – fracassou na tentativa de derrotar a Rússia.

Na sequência, obras do italiano Gioachino Rossini (1792-1868), um dos maiores nomes da história da ópera. A Orquestra Juvenil Heliópolis interpreta as Variações para Clarinete e Orquestra, compostas em 1809, logo no início da carreira de Rossini. A peça funciona como uma pequena cena operística sem palavras, com toda a felicidade melódica e a teatralidade que impregnariam as melhores criações rossinianas. No palco do MASP, a interpretação da Orquestra Juvenil Heliópolis conta com solos de Leonardo Molan, clarinetista do grupo.

Fechando o programa está a Sinfonia em Dó, uma obra que ficou guardada por 80 anos. Em 1855, ainda com 17 anos e aluno do Conservatório de Paris, Georges Bizet (1838-1875) escreveu sua obra e não a publicou nem executou durante toda a sua vida. Somente 80 anos depois, em 1935, sua viúva entregou a partitura a outro compositor, e foi aí que a sinfonia finalmente teve sua estreia, entrando para o repertório internacional.

O Instituto Baccarelli é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a arte e a cultura como forma de resgate da dignidade da pessoa humana, orbitando suas ações nos eixosinclusão social, formação musical e difusão cultural. A instituição atende mais de 1.200 crianças e adolescentes a partir dos 4 anos de idade. Trabalha, atualmente, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1, 2, 4, 5, 7, 13, 17. Com direção artística e regência de?Isaac Karabtchevsky, a instituição oferece ensino musical de forma gratuita e tem sua sede na comunidade de Heliópolis – SP.

Heliópolis é a maior favela de São Paulo, com 200 mil moradores distribuídos em 1.000 km².


Serviço
Orquestra Juvenil Heliópolis
Maestro: Paulo Galvão
Programa: Tchaikóvsky / Gioachino Rossini / Georges Bizet
Realização: 20 de agosto, às 11h - Gratuito
Local: Auditório MASP - Avenida Paulista, 1578
 

Por: DCA.P