Eletrobras conclui reforço na Subestação Itumbiara

Medida permitirá maior transferência de energia do sistema do Mato Grosso para o SIN

Publicado em:
Crédito: AC Júnior


A Eletrobras finalizou, no último dia 26/08, uma obra de reforço da Subestação (SE) Itumbiara, operada e mantida pela subsidiária Eletrobras Furnas. O projeto consistiu na extensão dos barramentos de 345 e 230kV, substituição das proteções das barras, instalação dos módulos de conexão de 345 e 230kV e de um novo transformador trifásico, uma obra recomendada pelo Operador Nacional do Sistema – ONS nos estudos de Planejamento de Ampliações e Reforços do Sistema Interligado Nacional (SIN).  

Com esse reforço, a SE Itumbiara permitirá maior transferência de energia do sistema do Mato Grosso para o SIN, propiciando melhor otimização energética, aumento da confiabilidade da transformação 345/230kV e redução do risco de sobrecargas. O projeto contou com investimento da ordem de R$ 44 milhões e vai resultar em um incremento de receita anual para a empresa de aproximadamente 6 milhões. 

Novos reforços na SE Itumbiara estão em andamento para o aumento da confiabilidade do sistema de transmissão da Eletrobras Furnas e do SIN, com destaque para as substituições dos bancos de transformadores 500/345kV AT50, AT53, unidade reserva e do transformador trifásico 345/230kV AT01. 

A SE Itumbiara trabalha em três níveis de tensão, 500 kV, 345 kV e 230 kV, o que confere à instalação caráter estratégico para o SIN. O setor de 500 kV é o ponto de conexão da geração da Usina de Itumbiara, com potência instalada de 2.100 MW, e das seis linhas de transmissão que interligam a SE Itumbiara com as subestações de São Simão, Emborcação e Nova Ponte (pertencentes à CEMIG), Rio Verde Norte (pertencente à Energisa), Marimbondo e Samambaia (pertencentes à Eletrobras Furnas).  

Estas linhas de transmissão permitem, além do escoamento da energia da usina, a interligação elétrica do subsistema Sudeste/Centro Oeste com o subsistema Norte/Nordeste, a interligação com a malha de 500kV do Mato Grosso, ponto de escoamento das usinas do rio Teles Pires, além de prover suprimento de boa parte das cargas dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins e do Distrito Federal. 

O setor de 345 kV conecta a SE Itumbiara à Usina de Corumbá e à Usina de Porto Colômbia por meio de duas linhas de transmissão. Outras duas linhas de 345 kV conectam a SE Itumbiara à SE Bandeirantes, todas pertencentes à Eletrobras Furnas. Esta malha de transmissão, que se conecta a partir da SE Bandeirantes às SE Samambaia e Brasília Sul, é de grande importância, servindo de alternativa ao sistema de 500 kV no suprimento às cargas do Distrito Federal e Goiânia. 
 

Por: Fernanda Pontual