Eletrobras é embaixadora do movimento 'Impacto Amazônia' do Pacto Global

Iniciativa atua diretamente na luta contra as mudanças climáticas

Publicado em:


A Eletrobras é embaixadora do movimento "Impacto Amazônia" do Pacto Global, lançado em Nova York, ontem (14). A iniciativa visa a promover ações concretas para a conservação da Amazônia e atua diretamente na luta contra as mudanças climáticas. Representar esse movimento é uma extensão do compromisso da Eletrobras com a transição energética e no combate às mudanças climáticas.

“A Eletrobras já desempenhava um papel relevante no Movimento Transparência 100% e agora somos os embaixadores do Impacto Amazônia. Para nós, é uma prioridade estarmos de mãos dadas com o Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo”, afirma Camila Araújo, vice-presidente de Governança, Riscos e Compliance e diretora de Sustentabilidade da Eletrobras.

A contribuição da Eletrobras com o movimento "Impacto Amazônia" é no sentido de mover o setor empresarial brasileiro para combater o desmatamento na Amazônia, por meio de ações individuais, setoriais e intersetoriais de produção de conhecimento e inovação, devida diligência socioambiental e fomento à bioeconomia e aos povos originários na região. A companhia já é um dos maiores empreendedores da Amazônia, com atuação em toda a região e relevantes programas socioambientais. Nos próximos 10 anos, a Eletrobras tem o compromisso de investir R$295 milhões por ano, como parte do Programa Pró-Amazônia Legal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia. O objetivo é fomentar energia limpa e a navegabilidade na região.

As ações foram anunciadas no Sustainable Development Goals (SDGs) in Brazil, realizado anualmente pelo Pacto Global Brasil na sede da ONU, em Nova York, EUA, como evento paralelo à Assembleia Geral e o maior encontro de sustentabilidade corporativa do mundo para o mercado brasileiro.

“Precisamos reunir todos os atores da sociedade civil, setor privado e governo em torno dessa pauta fundamental para o Brasil e o mundo. Estamos num momento decisivo de transição para a economia verde e temos que ter clareza sobre isso. Agir agora é fundamental. Faz parte do nosso mandato como Pacto Global trazer as empresas para assumir compromissos também na Amazônia”, diz Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.


Transparência 100%

A Eletrobras, patrocinadora do evento, está presente em diferentes momentos. A vice-presidente de Governança, Riscos e Compliance e diretora de Sustentabilidade, Camila Araújo, é moderadora do painel “Por que mobilizar a cadeia de valor é tão desafiador?”. A executiva ressaltou a importância da necessidade do treinamento da cadeia de valor e como isso tem sido um desafio recorrente nas avaliações de risco de corrupção feitas pelo Pacto Global. “Como coordenadora da Plataforma de Ação contra a Corrupção, vejo a relevância de fazermos chegar as mensagens a todos os envolvidos nessa cadeia. A troca de experiências é fundamental para que esse aprendizado seja mais rápido para as empresas”, disse Camila Araújo.

Já o gerente executivo de Responsabilidade Social, Pedro Villela, participa do painel “Floresta em pé e a importância dos Povos Originários”, apresentando a atuação indigenista da Eletrobras e como as terras indígenas são verdadeiras unidades de resistência ao desmatamento. “Nós mostramos de que forma a preservação das terras indígenas é uma peça fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas e uma das melhores frentes da estratégia de sustentabilidade da companhia, que consegue conjugar de forma efetiva valores sociais, culturais e ambientais”, ressaltou Pedro Villela.

A diretora de Comunicação, Renata Petrocelli, que coordena a Frente de Engajamento do Pacto Global, resumiu a importância do protagonismo da Eletrobras no evento. “Somos a maior empresa de energia do Brasil e responsáveis por fazer com que energia limpa chegue a todos os cantos do país. Temos a missão de sermos a empresa mais limpa do mundo e já trabalhamos para isso. Então, é nosso papel trocar experiências e mostrar os nossos aprendizados a outras empresas brasileiras para que o país caminhe, unido - com a sua Eletrobrasilidade - liderando a transição energética e o combate às mudanças climáticas”.
 

Por: DCA.P