Eletrobras reforça a confiabilidade do fornecimento de energia para o estado de São Paulo

Empresa revitaliza transformador monofásico na Subestação Ibiúna

Publicado em:

A Eletrobras concluiu parte das obras de reforço na Subestação Ibiúna (SP) com a revitalização do primeiro de dois transformadores conversores monofásicos de 300 MVA, energizado em 08/09. Os transformadores integram o sistema de transmissão em corrente contínua (HVDC) responsável pela transmissão de parte da energia produzida pela Usina de Itaipu, e estão instalados na Subestação Ibiúna, operada e mantida pela Eletrobras Furnas. A medida possibilitará o aumento de confiabilidade do fornecimento de energia para o Estado de São Paulo.     

Com um investimento de cerca de R$ 27 milhões, a Eletrobras disponibilizou para o sistema a primeira das duas unidades a serem modernizadas, que atuará como reserva, possibilitando rápido restabelecimento do sistema em caso de falha de um dos 24 transformadores em operação.  A disponibilização da segunda unidade está prevista para novembro. Todas as energizações ocorrerão com antecipação dos prazos determinados pelos órgãos reguladores.  

A Subestação de Ibíuna tem papel estratégico para o Sistema Interligado Nacional, o SIN, e é o ponto receptor da energia gerada no setor de 50 Hz da Usina de Itaipu, transmitida através do sistema HVDC que interliga as subestações Foz do Iguaçu e Ibiúna. Este sistema de transmissão em corrente contínua é composto por dois bipolos de ±600 kV.  

Por: Fernanda Pontual