Plano de Ação de Emergências do Aproveitamento Hidrelétrico Simplício começa implantação de sistema sonoro

Implantação do plano é uma exigência legal e proporciona ainda mais segurança à população na região do empreendimento

Publicado em:
Crédito: Romerson Pereira


A Eletrobras Furnas está implantando o Plano de Ação de Emergência (PAE) do Aproveitamento Hidrelétrico Simplício (AHE Simplício), em parceria com as defesas civis municipais e estaduais. O PAE estabelece uma série de medidas para resguardar a segurança da população em caso de eventos que coloquem em risco a estrutura de barragens e diques de reservatórios hidrelétricos.  

No AHE Simplício, que compreende as usinas de Anta e Simplício, as equipes a serviço da Eletrobras Furnas estão finalizando o cadastramento dos moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS), a área próxima ou sob influência direta da barragem, e estão realizando a instalação dos alarmes sonoros também na ZAS. 

“O PAE é um plano exigido por lei, que proporciona ainda mais segurança para a população. As estruturas das barragens e diques do Complexo Anta/Simplício são seguras e constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas. Atualmente, o empreendimento se encontra operando normalmente, sem qualquer anomalia que implique em risco para a usina ou para a população do entorno”, afirma o coordenador do PAE pela Eletrobras Furnas, Cristiano Simão. 

Com o cadastramento será possível conhecer e quantificar os vizinhos do empreendimento, planejar a evacuação, estabelecer pontos de encontro, além de identificar eventuais moradores com dificuldades de locomoção ou necessidades especiais.  

Já as torres de alarme sonoro compõem o sistema de comunicação e alerta do PAE, que será utilizado para o empreendedor se comunicar, de forma rápida, direta e global, com toda a população situada na ZAS das usinas. Serão 32 torres instaladas nos municípios de Sapucaia, Carmo, Chiador e Além Paraíba. O sistema de alarme sonoro será acionado apenas em caso de uma emergência que demande evacuação da população. 

Também está prevista a instalação de placas de sinalização, demarcando as rotas de evacuação e os pontos de encontro, sinalizando a direção que a população deverá seguir no caso de uma evacuação de emergência.  

De acordo com as características do empreendimento, foi constituída uma ZAS conjunta entre a barragem e os diques, que inclui os municípios logo abaixo do barramento, compreendendo áreas de Além Paraíba e Chiador, no estado de Minas Gerais, e Carmo e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro. 

A ZAS também inclui a área industrial da Usina de Anta (subestação, casa de força e escritórios), os diques, grande parte da área urbana do distrito de Anta e da cidade de Sapucaia, distrito de Jamapará e trechos urbanos de Além Paraíba. Estima-se que a população seja de, aproximadamente, 1.249 habitantes, o que será confirmado após a conclusão do cadastramento.  

Depois de tudo instalado e funcionando, será realizado um simulado de emergência com a população para que os moradores possam treinar os procedimentos a serem seguidos em uma emergência. 

“O objetivo do Plano de Ação de Emergências é estabelecer uma cultura de prevenção e segurança, para que todos saibam como agir no caso de uma situação extrema”, completa Simão.  

Além do complexo hidrelétrico de Simplício, a empresa estrutura o PAE em outras 11 usinas hidrelétricas e uma subestação, seja na fase de projeto, implantação das sirenes, cadastramento da população, placas de sinalização ou treinamentos e simulados.  


Aproveitamento Hidrelétrico Simplício 

O complexo hidrelétrico está situado no rio Paraíba do Sul, na divisa Minas Gerais e Rio de Janeiro. O empreendimento compreende a usinas hidrelétricas de Anta e Simplício, além de cerca de 30 km de um circuito hidráulico formado por canais, túneis, reservatórios e diques.  

A barragem principal do empreendimento localiza-se no Rio Paraíba do Sul, no município de Sapucaia (RJ), a cerca de 1 km do distrito Anta. O aproveitamento abrange os municípios de Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro, além de Chiador e Além Paraíba, no estado de Minas Gerais. 

O telefone/WhatsApp para dúvidas da população sobre o Plano de Atuação em Emergências do Aproveitamento Anta/Simplício é o 24 99253-1319.
 

Por: Leonardo Cunha