Eletrobras e Abrinq promovem evento para articulação e fortalecimento de rede de proteção a crianças e adolescentes

O foco são os municípios do entorno da UHE Luiz Carlos Barreto de Carvalho (MG/SP), mas a reunião será virtual e aberta ao público de todo o país

Publicado em:


Na próxima sexta-feira, 27 de outubro, a Eletrobras, em parceria com a Fundação Abrinq, promove um evento virtual para prestar orientações técnicas a profissionais, estudantes e professores sobre como fortalecer redes de proteção a crianças e adolescentes.

A iniciativa faz parte do Programa de Articulação Institucional (PAI), desenvolvido no âmbito do Plano Básico Ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) Luiz Carlos Barreto de Carvalho (MG/SP), de propriedade da Eletrobras Furnas. Este programa é voltado ao desenvolvimento dos municípios do entorno da usina: Ibiraci, Claraval e Sacramento, em Minas Gerais, e Pedregulho, em São Paulo. O evento visa integrar agentes locais e alinhar suas ações às políticas públicas dos municípios no que diz respeito aos direitos da criança e do adolescente.

“É importante que os esforços para a proteção das crianças e adolescentes sejam feitos por diversos atores locais – das áreas de saúde, educação, assistência social e outras – mas de forma articulada, com uma mesma orientação, que é a proteção integral. Esse é o nosso objetivo e será o tema do evento”, explica Claudia Tenório, assistente social do Departamento de Responsabilidade Social, Marca e Reputação da Eletrobras Furnas.

A condução do evento – uma reunião pela plataforma Teams – será da representante da Fundação Abrinq Michelly Lima Antunes, líder do Programa Nossas Crianças. Ela fará uma apresentação seguida de sessão de debate.

“Ainda que o foco esteja nos municípios do entorno da usina, a reunião será aberta ao público e poderá ajudar agentes de outras localidades a se articularem”, completa Claudia Tenório.

Os temas relacionados à proteção dos Direitos Humanos são considerados estratégicos para a Eletrobras.  As empresas do grupo assinaram a Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, bem como aderiram ao Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil que promove a união de esforços para acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes e em diversos elos da cadeia produtiva.

A Eletrobras Furnas tem sido reconhecida desde 2017, como uma Empresa Amiga da Criança pela Fundação Abrinq. O Programa fornece materiais educacionais e assessoramento técnico para as ações em curso nas empresas participantes possibilitando uma atuação, de modo a ampliar as ações propostas por meio de sua capilaridade no território nacional.

 

Serviço

Reunião virtual da Eletrobras e Fundação Abrinq: Articulação de redes de proteção a crianças e adolescentes
Data: 27 de outubro de 2023
Horário: 10h às 11h
Plataforma:  MS Teams
Link de acesso: https://abrir.link/xh9cR
 

Por: Fernanda Pontual