Eletrobras Furnas inicia implantação do Plano de Ação de Emergência da UHE Luiz Carlos Barreto de Carvalho

Medida é um atendimento legal e proporciona ainda mais segurança à população na região do empreendimento

Publicado em:


A Eletrobras Furnas começou a implantar o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica Luiz Carlos Barreto de Carvalho, em parceria com as Defesas Civis municipais e estadual. O PAE consiste em estabelecer as ações a serem executadas em uma eventual situação de emergência. A usina está instalada no município de Pedregulho (SP), 150 km após a barragem da Usina de Furnas, seguindo o curso do Rio Grande.

“O PAE é um plano exigido por lei, que proporciona ainda mais segurança para a população. As estruturas da barragem da Usina Luiz Carlos Barreto de Carvalho são seguras e constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas. Atualmente, o empreendimento opera normalmente, sem qualquer anomalia que implique em risco para a usina ou para as comunidades do entorno”, afirma o coordenador do PAE pela Eletrobras Furnas, Cristiano Neves Simão.

O plano está sendo implantado em etapas. São elas: o cadastramento dos moradores da zona de autossalvamento (ZAS), a área próxima da barragem; a implantação de placas informativas; a instalação de torres de alarme sonoro e a realização de simulados de emergência com a participação das Defesas Civis, Prefeituras e população.

O cadastramento permite conhecer e quantificar os vizinhos do empreendimento, planejar a evacuação, estabelecer pontos de encontro, além de identificar eventuais moradores com dificuldades de locomoção ou necessidades especiais. No caso da barragem da Usina de Luiz Carlos Barreto de Carvalho, a ZAS abrange áreas dos municípios de Sacramento (MG), Rifaina e Pedregulho (SP).

Outra etapa é a instalação de placas de sinalização, demarcando as rotas de evacuação e os pontos de encontro, indicando a direção que a população deverá seguir no caso de uma evacuação. Os locais e formatos das placas de sinalização foram definidos em conjunto com as Defesas Civis municipais.

Também serão implantadas torres de alarme sonoro para compor o sistema de comunicação e alerta do PAE, que será utilizado para o empreendedor se comunicar, de forma rápida, direta e global, com toda a população situada na ZAS da usina.

A Eletrobras Furnas está disponibilizando também para a população um sistema de comunicação e alerta por aplicativo. Ele apresenta as rotas de fuga e os pontos de encontro, estabelece um canal de comunicação entre o empreendedor e a população, possibilita o auto cadastramento e operacionaliza o PAE, entre outras funcionalidades.

Depois de toda operação implementada e funcionando, será realizado um simulado com a população para que todos saibam os procedimentos a serem seguidos em uma situação de emergência. Além da UHE Luiz Carlos Barreto de Carvalho, a Eletrobras Furnas implanta o PAE em outras 11 usinas hidrelétricas e uma subestação.
 

Por: DCA.P