Eletrobras reforça a segurança operacional da Subestação Zona Oeste

Capacidade da subestação sobe para 1.800 MVA, suficiente para abastecer aproximadamente três milhões de residências na região metropolitana do Rio

Publicado em:


A Eletrobras iniciou a operação do novo banco de transformadores AT21 (500/138kV 900 MVA) da Subestação Zona Oeste (RJ), de propriedade da subsidiária Eletrobras Furnas. O investimento de R$ 76,8 milhões, com Receita Anual Permitida (RAP) atualizada de R$ 9,965 milhões, permitiu duplicar a capacidade de transformação da unidade, que passou de 900 para 1.800 MVA.

O reforço contemplou também a implantação da nova proteção de barras do setor 500kV. A capacidade instalada da Subestação Zona Oeste é suficiente para abastecer 3,2 milhões de residências.

Desde a concepção até a energização, o projeto teve 36 meses de duração e a obra levou um ano, desde a mobilização de equipes até a finalização completa do empreendimento, envolvendo um contingente de mais de 100 profissionais.

Também foi necessária logística especial devido ao tamanho e peso dos autotransformadores, desde a saída da fábrica em Betim-MG até a chegada na subestação, o que demandou tratativas com diversos órgãos. Cada autotransformador possui um peso estimado de 148 toneladas e 24 m² de área.

A Subestação Zona Oeste tem relevante participação no abastecimento de energia elétrica da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, constituída por 19 municípios com população atual estimada em 11,8 milhões de habitantes, uma das regiões mais industrializadas do país.

A instalação é classificada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) como estratégica do Tipo E3, cuja perda intempestiva afeta o suprimento de energia do estado do Rio de Janeiro, com relevante corte de carga, podendo atingir níveis acima de 30% do total das cargas da região, montantes superiores a 750 MW.

Por: DCA.P