Eletrobras reforça segurança operacional da Subestação Adrianópolis

Empreendimento abastece cerca de 2,5 milhões de residências do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense

Publicado em:

Com investimentos de cerca de R$ 70 milhões, a Eletrobras concluiu a última etapa da modernização da Subestação Adrianópolis, em Nova Iguaçu (RJ). O objetivo é reforçar a segurança do empreendimento, operado pela Eletrobras Furnas, com capacidade de transformação de 2.580 MVA e responsável pelo abastecimento de cerca de 2,5 milhões de residências de regiões da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro. A expectativa é que o empreendimento possibilite o incremento de R$ 10,8 milhões na Receita Anual Permitida (RAP) da companhia.

Para a modernização, a Eletrobras substituiu todas as unidades transformadoras da subestação e instalou o reator Trifásico RT03 13,8kV/50 MVA. Os novos equipamentos possibilitarão o aumento da confiabilidade operativa da subestação Adrianópolis, que é de grande importância no Sistema Interligado Nacional (SIN).

O procedimento foi autorizado pela Resolução Autorizativa Aneel nº 8.707/2020. A última das obras teve duração de 10 meses e contou com a dedicação de cerca de 35 profissionais.

Com uma potência instalada de 2.580 MVA, Adrianópolis recebe energia gerada por usinas hidrelétricas, nucleares e termelétricas. Está interligada ao SIN através de cinco linhas de 500 kV, seis de 345 kV e oito de 138 kV. O empreendimento também exerce papel fundamental no controle de tensão através de quatro bancos de capacitores e três bancos de reatores, totalizando 620 MVAR.

 

Por: Lilian Pinto