Eletrobras Furnas instala placas de sinalização do Plano de Ação de Emergência do Aproveitamento Hidrelétrico Simplício

Barragem é segura e a usina opera normalmente

Publicado em:


A Eletrobras Furnas iniciou a instalação das placas de sinalização do Plano de Ação de Emergência (PAE) do Aproveitamento Hidrelétrico Simplício (AHE Simplício) nos municípios de Chiador e Além Paraíba, em Minas Gerais, e Sapucaia e Carmo, no Rio de Janeiro. Estão sendo instaladas placas de Rota de Fuga e de Ponto de Encontro na Zona de Autossalvamento (ZAS). As placas indicam a direção que a população deverá seguir no caso de uma evacuação de emergência, e os pontos de encontro seguros.

Implantado em parceria com as defesas civis municipais e estaduais, o PAE estabelece uma série de medidas para resguardar a segurança da população em caso de eventos que coloquem em risco a estrutura de barragens e diques das usinas hidrelétricas Anta e Simplício.

“O PAE é um plano exigido por lei, que proporciona ainda mais segurança para a população. As estruturas das barragens e diques do Complexo Anta/Simplício são seguras e constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas. Atualmente, o empreendimento opera normalmente, sem qualquer anomalia que implique em risco para a usina ou para a população do entorno”, afirma o coordenador do PAE pela Eletrobras Furnas, Cristiano Simão.

O levantamento cadastral da população da ZAS já foi finalizado e permite conhecer e quantificar os vizinhos do empreendimento, planejar a evacuação, além de identificar eventuais moradores com dificuldades de locomoção ou necessidades especiais.

Foram instaladas também 32 torres de alarme sonoro nos quatro municípios situados no entorno do complexo hidrelétrico. Elas compõem o sistema de comunicação e alerta do PAE, que será utilizado para o empreendedor se comunicar, de forma rápida, direta e global, com toda a população situada na ZAS das usinas.

O telefone/WhatsApp para dúvidas da população sobre o Plano de Atuação em Emergências do Aproveitamento Anta/Simplício é o 24 99253-1319. Informações sobre o PAE podem ser conferidas em www.furnas.com.br/pae.
 

Por: DCOM.F