Eletrobras leva a Ibiraci serviços gratuitos de saúde e cidadania

Projeto Aldeia da Cidadania contará com atrações culturais e de lazer, distribuição óculos e de mudas

Publicado em:


Os moradores de Ibiraci (MG) receberão pela primeira vez, no dia 23 de março, o projeto Aldeia da Cidadania, uma ação social promovida pela Eletrobras, com o apoio Prefeitura de Ibiraci, que oferece à população serviços gratuitos de saúde e documentação civil, entre outras atividades. Voltado para as comunidades vizinhas às Usinas Hidrelétricas Luís Carlos Barreto de Carvalho e Mascarenhas de Moraes, operadas pela Eletrobras Furnas, o evento em Ibiraci será realizado na Escola Municipal Professor José Flávio de Freitas (Zecão), no bairro Alto da Boa Vista, das 9h às 16h.

“Contribuir para o bem-estar e inclusão das comunidades existentes no entorno dos nossos empreendimentos é uma iniciativa da qual nos orgulhamos muito, e reflete o compromisso da Eletrobras em promover o desenvolvimento territorial e a cidadania”, destacou Salete Viana da Hora, diretora de Sustentabilidade da Eletrobras.

A iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso da população a serviços públicos. Os visitantes poderão fazer consultas médicas (pediatria e oftalmologia) e odontológica, além de colocar em dia o calendário de vacinas, aferir a pressão arterial e o colesterol, entre outros serviços de saúde. Haverá ainda a distribuição de até 100 óculos (com armação e lentes adequadas a cada grau), de acordo com os exames realizados durante o evento.

O objetivo é prevenir enfermidades. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em setembro de 2023, indicam que as doenças crônicas provocam anualmente 41 milhões de mortes em todo o mundo. No Brasil, elas são responsáveis por 75% do total de óbitos. Somente a hipertensão arterial afeta 1 em cada 4 brasileiros, conforme relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Aldeia também oferecerá orientações para emissão de documentos como CPF, identidade, segunda via de certidões de nascimento, título de eleitor e outros. De acordo com levantamento do Registro Civil do Censo de 2022, o país possui cerca de 2,7 milhões de pessoas sem nenhum documento.

Para garantir a diversão e integração do público, haverá atividades culturais e de lazer, além de cuidados pessoais, como cortes de cabelo, recreação e pinturas faciais para crianças, contação de histórias e brincadeiras. A Eletrobras também distribuirá aos participantes da Aldeia da Cidadania 250 mudas de espécies nativas da região, cultivadas no horto da UHE Mascarenhas de Moraes.

O Aldeia da Cidadania está alinhado com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que visa implementar os objetivos de desenvolvimento sustentável e cumprir as metas da Agenda 2030. O projeto integra as ações previstas pelo Programa de Articulação Institucional (PAI) estabelecido pelo Ibama, por meio da Licença de Operação 1392/2017, no âmbito do licenciamento ambiental da UHE Luiz Carlos Barreto de Carvalho.


Serviço

Evento: Aldeia da Cidadania em Ibiraci (MG)
Dia: 23 de março (sábado)
Horário: 9h às 16h
Local: Escola Municipal Professor José Flávio de Freitas (Zecão), Alto da Boa Vista.
 

Por: DCOM.F