Hidrogênio Verde: workshop capacita equipes que atuam na planta da Eletrobras

Evento realizado em parceria com a startup BG Energy teve o objetivo de oferecer treinamento para operação e manutenção da unidade

Publicado em:


Um dos desafios da economia do Hidrogênio Renovável é a complexidade dos equipamentos que constituem as plantas, bem como as demandas de operação e manutenção (O&M). Para potencializar os serviços da planta Hidrogênio Verde existente na área da Usina Hidrelétrica de Itumbiara (MG/GO), considerando a necessidade de produção de forma rápida, segura, sustentável e economicamente viável, a Eletrobras e a BGEnergy, startup que atua como facilitadora e fornecedora de conhecimentos e tecnologias para plantas de H2V, promoveram workshop na última quinta-feira, dia 14, em Aparecida de Goiânia (GO). Participaram do evento colaboradores de diferentes áreas da holding e da Eletrobras Furnas.

O workshop apresentou resultados do projeto, desenvolvido ao longo de 18 meses, refletidos em aprimoramento de processos de gestão da planta de hidrogênio da UHE Itumbiara, contribuindo de forma efetiva para a programação de manutenções, bem como para a revisão dos custos de O&M e integração da geração de hidrogênio com os ativos de geração de energia da Eletrobras.

“O projeto reforça o compromisso da Eletrobras com a excelência operacional e com a produção de dados que subsidiam estudos de viabilidade técnico-econômica de novos empreendimentos, que possam dar segurança para investimentos em novos negócios de hidrogênio, em escala comercial”, assinala o gestor da Gerência de E-Combustível da Eletrobras, Victor Hugo Ricco. “As ações da gerência de e-Combustível estão alinhadas com as diretrizes estratégicas para o hidrogênio verde, aprovadas no conselho de administração da Eletrobras, e reforçam o papel importante da companhia como protagonista no processo de descarbonização industrial do Brasil e do mundo. O futuro na Eletrobras é o presente!”.

Ao longo do período de desenvolvimento do projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) StartUp, a BG Energy realizou diagnósticos dos equipamentos da planta e das operações preventivas e corretivas de manutenção, colheu dados para desenvolvimento de software, avaliou o desempenho do eletrolisador e identificou melhorias para serem implantadas nos processos de operação. Todos os trabalhos foram supervisionados pela Gerência de e-Combustível (CMNSC) e contaram ainda com o apoio da equipe de operação e manutenção da Usina de Itumbiara.

A parceria entre a Eletrobras e a BG Energy é fruto de uma chamada pública realizada em 2022 pela Eletrobras Furnas para a realização de projetos com startups. A planta de produção de hidrogênio verde (H2V) da Eletrobras foi a primeira a entrar em operação no país, e bateu recorde, em fevereiro de 2023, ao acumular uma produção de duas toneladas de hidrogênio verde no Brasil. Atualmente, a produção acumulada, desde o início da operação, em 2021, está próximoa de 5 toneladas.
 

Por: DCOM.F