Filha de colaborador de FURNAS tem projeto selecionado pela NASA

Publicado em:
Crédito: Arquivo Pessoal
Kethellin: jovem aprendiz de FURNAS foi escolhida para enviar uma experiência científica ao espaço


Participante do Programa Jovem Aprendiz de FURNAS, Kethellin Barreto Teixeira (foto acima) e mais três colegas participam de um  projeto da NASA - a agência espacial norte-americana - que distribuiu 80 cubos  pelo mundo – oito deles no Brasil –  em que os jovens colocarão pequenos objetos que serão levados ao espaço, entre julho e agosto, com retorno previsto em cerca de dois meses.

Os objetos, então, serão analisados pelos estudantes para verificar se sofreram alterações. Kethellin, de 17 anos, é filha de Carlos Teixeira, encarregado do transporte na Subestação de Campos (RJ), que não cabe em si de orgulho.

"Ela é muito determinada", confirma. O grupo ainda não decidiu o que colocará na caixa, mas a ideia que toma corpo é colocar um pedaço de cana de açúcar. Assim a região como grande produtora estaria representada no experimento.

Estudante do 3º ano do Ensino Médio e estimulada pelos pais, Kethellin ingressou no Programa Jovem Aprendiz e hoje realiza o curso de Eletricista Industrial no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Campos.

Há mais de 10 anos FURNAS, em parceria com o Senai,  participa do Programa Jovem Aprendiz, que qualifica jovens do nível médio, entre 15 a 24 anos, em profissões como operador de computador, assistente administrativo e eletricista audiovisual.

"Fiz a prova e passei e, para a minha surpresa, estou gostando muito dessa área. O curso foi um descobrimento, nunca imaginei que ia me interessar tanto", disse ela, que está pensando em prestar vestibular na área de energia elétrica e estudar no exterior "Sou uma pessoa bem decidida e corro atrás dos meus objetivos", fala com voz firme, de quem sabe o que quer.

Articulada, Kathellin não deixa dúvidas de que vai conseguir realizar o seu sonho. O mais imediato, agora, é conseguir assistir ao lançamento do foguete que levará os cubos ao espaço. "Fomos convidados pela NASA O problema é conseguir dinheiro para as despesas como passagem e hospedagem, mas a gente vai tentar resolver essa questão".
 

Por: Behula Spencer