FURNAS comemora 62 anos de atuação no setor elétrico brasileiro

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


Há exatos 62 anos, o presidente Juscelino Kubitschek assinava o termo de criação FURNAS. A empresa nascia com uma importante missão: construir uma usina hidrelétrica com mais de 1.000 MW de potência no estado de Minas Gerais. O projeto afigurava-se como estratégico para o desenvolvimento industrial do país.

A Usina Hidrelétrica de FURNAS entrou em operação em 1963. O sucesso da empreitada credenciou a companhia a novos desafios.

Ao longo dos anos, FURNAS consolidou-se como uma das mais importantes empresas de energia do Brasil.  Contamos com um parque gerador que soma mais de 18 mil MW, em 21 hidrelétricas e duas termelétricas (sendo 12 mil MW em unidades operadas e mantidas pela própria empresa). As linhas de transmissão de FURNAS se espalham por aproximadamente 28 mil km no território nacional, garantindo a interligação dos subsistemas do setor elétrico brasileiro. A empresa também está presente em 82 subestações.

Sempre que um grande empreendimento energético demanda capacidade de investimento, planejamento e inovação tecnológica, lá está FURNAS. Foi assim, por exemplo, na implantação das usinas nucleares Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (RJ), no Sistema de Transmissão de Itaipu, na Usina Hidrelétrica de Santo Antônio (RO) e nos linhões de Belo Monte e do Madeira.

A empresa se destaca por sua atuação calcada nos princípios de conservação ambiental, sustentabilidade, promoção da cidadania, desenvolvimento regional, pesquisa, inovação tecnológica e , incentivo à cultura e ao esporte, com foco na inclusão social.

Por tudo isso, FURNAS é uma instituição que faz parte do dia a dia dos brasileiros, gerando e transmitindo energia para você.
 

Por: Leonardo Cunha