Subestações celebram aniversários de operação

Publicado em:


A Subestação Barro Alto, localizada em Goiás completa hoje (7), 37 anos de operação. Ela é responsável pelo abastecimento das cidades do Vale do São Patrício e da companhia mineradora Anglo American.

Com três bancos de transformadores trifásicos de 50 MVA cada, a subestação tem tensão nominal de 230/69/13,8 kV, com capacidade total de transformação de 150 MVA. Possui seis linhas de 230 kV, sendo três de propriedade de FURNAS e outras três de propriedade da Transenergia Goiás S.A, Lago Azul Transmissão S.A e Anglo American Brasil LTDA. FURNAS também é proprietária de três linhas de 69 kV.

A Subestação de Barro Alto foi desassistida no dia 2 de janeiro de 2017 e por essa razão, não possui operadores em regime de escala de turno. Atualmente, é telecomandada pelo Divisão de Centro de Operação Goiás, sendo a Subestação de Brasília Sul (DF) o polo de acionamento.

Durante o feriado prolongado de Carnaval, outras subestações também fizeram aniversário. Gostaríamos de parabenizar também a Subestação Mogi das Cruzes (SP), que no dia 1º de março, comemorou 55 anos. Já no dia 2 de março, as subestações Itutinga (MG) e Gurupi (TO) completaram 51 e 20 anos de operação, respectivamente.

FURNAS parabeniza a todo(a)s que participam do dia a dia dessas unidades, colaborando com sua dedicação e competência para a excelência de suas operações.
 

Por: Dayalla Goulart