Subestação de Vitória coloca em operação seu segundo Compensador Síncrono

Publicado em:


Entrou em operação comercial na Subestação de Vitória (ES) o segundo Compensador Síncrono. Com potência de 60 MVAr e tensão de 13,8 kV, o equipamento foi  transferido da Subestação de Brasília Sul e é utilizado para regulação da tensão da rede elétrica, através do controle da potência reativa do sistema.

Denominado Reforço 13R, o empreendimento atendeu ao Plano de Ampliações e Reforços na Rede Básica do Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Resolução Autorizativa ANEEL nº 1814/2009. Para sua instalação houve a necessidade de ampliação do barramento de 345 kV e a modernização dos sistemas auxiliares, de excitação, de regulação, supervisão e controle para entrar em operação comercial.

Devido ser um equipamento transferido de uma instalação existente e de alta complexidade de instalação, as etapas de montagem, ensaios e testes foram realizadas através de grande esforço e experiência das equipes técnicas das áreas de engenharia e operação de FURNAS, contando com o apoio do Centro de Serviços Compartilhado Rio para os suprimentos necessários.
 

Por: Luiz Fajardo