Subestação Samambaia comemora 21 anos de implantação

Publicado em:


A Subestação Samambaia (DF) completa, hoje (9/3), 21 anos de operação. A unidade conta com um corpo técnico formado por dez operadores em regime de escala de turno.

Com capacidade instalada de 5.100 MVA, a unidade está conectada ao sistema elétrico brasileiro por meio de três linhas de 500 kV de interligação com a Usina de Serra da Mesa (GO), sendo duas  de propriedade de FURNAS e uma da Novatrans (Taesa); duas linhas de 500 kV de propriedade da Expansion (State Grid), de interligação com as usinas de Emborcação (Cemig-MG) e Itumbiara (GO/MG), de  FURNAS; uma linha de 500 kV de propriedade da Serra da Mesa Transmissora de Energia (State Grid); e cinco linhas em 345 kV interligando-a às subestações de Bandeirantes (GO) e Brasília Sul (DF).

Samambaia alimenta também os sistemas de distribuição da Companhia Energética de Brasília (CEB) com seis linhas de interligação de 138 kV, e da Celg (GO), com uma linha também na tensão de 138 kV.

No ano passado, a subestação passou por um processo de atualização tecnológica de proteções das linhas de 345 kV.  Para este ano, estão previstas modernizações de três bancos de capacitores série de 500 kV das linhas que interligam a unidade à Usina de Serra da Mesa.

FURNAS parabeniza todo(a)s que participam do dia a dia da operação e manutenção da Subestação Samambaia, emprestando sua dedicação e competência para a excelente performance do empreendimento.
 

Por: Dayalla Goulart