Projeto de Piscicultura da Vila Nova de Teotônio tem resultados positivos

Publicado em:


O projeto de piscicultura implantado pela Santo Antônio Energia na Vila Nova de Teotônio está conseguindo resultados positivos. A venda das primeiras 15 toneladas foi realizada, recentemente, por uma empresa de Rondônia que irá comercializar o pescado em todo Estado.

Administrado pela colônia de pescadores do assentamento, o projeto instalado em uma área de 13 hectares, possui 19 tanques escavados onde estão sendo criados mais de 30.000 tambaquis.

Para a próxima safra, prevista para março, a intenção é diversificar a produção, agregando a criação de jatuaranas e pirarucus. Os recursos provenientes das vendas será revertido para a manutenção e melhorias do projeto.

A Colônia de Pescadores, que possui três mil associados, está bastante animada. Os planos de longo  prazo são a criação de uma mini–indústria para o processamento dos tambaquis, transformando a carne  em hambúrguer, linguiça e costelinha de peixe.

Vila Nova de Teotônio, distante 40 quilômetros de Porto Velho, um dos sete assentamentos construído pela Santo Antônio Energia, empresa onde FURNAS tem 39% de participação, tem tudo para se tornar um dos principais destinos de portovelhenses e turistas que procuram momentos de lazer ou de descanso. O local possui praia artificial, quiosques, restaurantes, loja de artesanato, trilhas, um píer de madeira que dá acesso à praia e oito casas, administradas pela Associação dos Moradores e Produtores, destinadas a hospedagem de visitantes.
 

Por: Luiz Fajardo