UHE Luiz Carlos Barreto de Carvalho chega aos 50 anos em plena atividade

Publicado em:
Crédito: AC Júnior


A UHE Luiz Carlos Barreto de Carvalho (foto), também conhecida como Estreito, comemora neste sábado (16/3) 50 anos, desde que sua primeira unidade geradora entrou em ação, e é uma das cinco usinas de FURNAS com potência superior a 1.000 MW. Sua construção  se tornou um marco significativo, devido à participação substancial de fabricantes e empreiteiros brasileiros e ao cumprimento rigoroso do cronograma inicial do empreendimento.

O reservatório de Luiz Carlos Barreto de Carvalho opera, normalmente, num nível quase constante, graças à regularização proporcionada pela Usina de Furnas, a montante. Na ocasião de sua conclusão, a Usina de Estreito se constituiu em um dos mais baixos custos por kW instalado no mundo, em virtude da característica de seu reservatório (fio d'água), que reduziu gastos com as desapropriações.

Inaugurada em 1969, a Usina está localizada no município de Pedregulho, próximo à cidade de Franca, em São Paulo, e possui seis turbinas, totalizando 1.050 MW de capacidade total instalada, o suficiente para suprir a demanda de 20 cidades deste porte.
 

Por: Behula Spencer