Subestação Zona Oeste comemora 8 anos de operação

Publicado em:


A Subestação Zona Oeste (RJ) completa, neste sábado (16), 8 anos de operação. A unidade alimenta duas linhas de interligação da Ternium (antiga Tkcsa), em circuito paralelo, na tensão de 500 kV. Está conectada ao Sistema Elétrico de Potência (SEP) por meio das subestações Angra e Nova Iguaçu, em 500 kV, e das subestações Zona Industrial (Light) e Jacarepaguá, em 138 kV.

Opera totalmente desassistida (sem operadores), telecomandada remotamente através do Centro de Operação Regional Rio ou da Usina Termelétrica de Santa Cruz, ambos de FURNAS.

Hoje, a Subestação Zona Oeste participa do corredor de escoamento da energia produzida pelas usinas nucleares de Angra dos Reis, sendo responsável também em compor o fornecimento de energia a diversas regiões da cidade do Rio de Janeiro, em especial para as zonas Oeste e Norte.

A subestação conta com um setor de 500 kV composto duas linhas de entrada, duas de saída, dois barramentos e oito disjuntores isolados a gás SF6; um banco de autotransformadores de 900 MVA, composto de quatro trafos de 500/138 kV por fase e mais uma unidade reserva de 300 MVA cada; possui um setor de 138 kV composto por dois barramentos e seis disjuntores a SF6; dois geradores a diesel com capacidade de 230 KVA; dois transformadores de 13.800/480 V de 500 KVA (serviço auxiliar); um transformador de 480/220 V de 225 KVA (serviço auxiliar) e um transformador de 480/220 V de 75 kVA (serviço auxiliar).

FURNAS parabeniza todo(a)s colaboradore(a)s que emprestam seu talento, dedicação e competência ao sucesso da operação da Subestação Zona Oeste.
 

Por: Dayalla Goulart