Diretor de FURNAS abre conferência internacional sobre tecnologia

Publicado em:


Transformação digital, big datasmart grid, inteligência artificial, internet das coisas e cibersegurança serão alguns dos temas discutidos até sexta-feira (29/3) no UTC América Latina Summit 2019, realizado no Rio de Janeiro. FURNAS figura como empresa anfitriã do evento, que aborda o uso de tecnologias de telecomunicação, automação e controle por utilities (empresas dos setores de energia, gás e água). 

A inauguração da conferência ocorreu na manhã de hoje (27/3) e contou com a presença do diretor de Operação e Manutenção da companhia, Djair Roberto Fernandes. Ele destacou a importância das tecnologias de comunicação e informação para a prestação de um serviço de qualidade pelas empresas de energia elétrica. 

"FURNAS sempre foi dependente das telecomunicações em sua atividade produtiva", afirmou. "A tecnologia, como instrumento da ciência, só tem valor se for utilizada para o desenvolvimento da sociedade. O foco deve ser fazer com que os clientes possam ser atendidos com mais qualidade e disponibilidade, ou ter um produto melhor acabado." 

Dymitr Wajsman, presidente da Utilities Telecom & Technologies Council America Latina (UTCAL), destacou que FURNAS é uma das quatro empresas fundadoras da associação. 

A mesa de abertura da conferência teve também a participação do diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Sandoval Feitosa; do chairman da UTC nos Estados Unidos, Roger Bryant; do diretor da União Internacional de Telecomunicação (ITU, na sigla em inglês), Bruno Ramnos; do presidente do Conselho Diretor da UTCAL, Daniel Senna; e de representantes da indústria.

Os paineis do UTC Summit 2019 contarão com três apresentações ministradas por especialistas de FURNAS. Os temas são: utilização do Sistema Aberto de Gestão de Energia (Sage) no monitoramento da rede operativa de FURNAS, por Alexandro Castineira Pazos e Paulo Roberto Assunção de Souza; manufatura aditiva na manutenção de sistemas ópticos, por Alexandre Pinhel; e sistema de gestão de monitoramento de ativos em ambiente de TA, por Renato Weingartner Pernas. 

Setenta colaboradores da companhia participação das palestras e debates que ocorrerão ao longo dos três dias da conferência.
 

Por: Leonardo Cunha