Peixe Angical e Foz do Chapecó entre as hidrelétricas de melhor desempenho do Brasil

Publicado em:

As usinas hidrelétricas Peixe Angical (TO) e Foz do Chapecó (SC/RS), que contam com participação acionária de FURNAS, destacam-se entre as melhores do país de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

O Relatório do Monitoramento da Campanha de Fiscalização de Desempenho das UHEs com Despacho Centralizado pelo ONS 2019 aponta Peixe Angical na décima colocação, com 94,34, e Foz do Chapecó na 14ª posição, com 93,88. O monitoramento conduzido pela Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração reúne informações sobre mais de cem hidrelétricas.

As notas das usinas decorrem da Declaração de Autoavaliação Regulatória e Desempenho Operacional (Dardo), um dos critérios avaliados pela agência reguladora para pontuar os critérios Meio Ambiente, Gestão Operacional, Gestão de Manutenção, Operação e Manutenção (O&M) e Segurança. 

A fiscalização levou em conta ainda a Taxa de Desligamento Forçado (TDF) e o Fator de Disponibilidade. O relatório pode ser consultado aqui

Localizada na região Sul do estado do Tocantins, a Usina Peixe Angical entrou completamente em operação em setembro de 2006. As três turbinas do complexo totalizam 452 MW. FURNAS detém 40% da hidrelétrica. O restante pertence à EDP Brasil. 

Já a Hidrelétrica Foz do Chapecó está situada no rio Uruguai. Ela conta com quatro unidades geradoras e potência instalada de 855 MW. Seus sócios são Companhia Paulista de Força e Luz (51%), FURNAS (40%) e Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (9%).

Por: Leonardo Cunha