Engenheira de FURNAS relata sua experiência em funções eminentemente masculinas

Publicado em:
Crédito: Divulgação


A  engenheira eletricista de FURNAS Maria do Carmo Scuccuglia apresentou palestra ontem (11), na Casa Firjan, em Botafogo (RJ), em evento promovido pela entidade em parceria com a ONU Mulheres, Unesco e White Martins para debater o papel da força de trabalho feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Maria do Carmo reconheceu que o cenário de mulheres no mercado de trabalho de ciências exatas e inovação ainda é desequilibrado em comparação com a participação masculina, mas afirma que nunca percebeu qualquer tipo de discriminação, sendo sempre reconhecida por sua competência e dedicação como qualquer outro trabalhador.

A colaboradora que morava em Mococa (SP) e sempre gostou de Matemática pretendia estudar para o magistério e escola de comércio mas, estimulada por uma amiga, acabou passando no vestibular para a escola técnica estadual. Após os três anos do curso, estagiou por um ano na Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), em Campinas (SP).

Na busca de novos desafios, se formou em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Uberlândia (MG) e ganhou uma bolsa para estudar três meses na Alemanha.

Após passar no concurso para o Instituto de Tecnologia do Paraná e trabalhar ainda na empresa norte-americana UL de certificação de produtos, a engenheira prestou concurso para FURNAS em 2009 sendo chamada em 2016. Atualmente, está  lotada na Divisão de Manutenção Eletromecânica Rio (DMER.O), em Jacarepaguá (RJ), onde atua como supervisora na área de manutenção de linhas de transmissão.
 

Por: Eduardo Franklin