Cine FURNAS Cultural adota iluminação azul no Dia Mundial do Autismo

Publicado em:
Crédito: Lucas José de Almeida
Abril Azul: Cine FURNAS Cultural adere à campanha sobre autismo

 

O Cine FURNAS Cultural, em São José da Barra (MG), "vestiu" azul para lembrar o Dia Mundial do Autismo, celebrado hoje (2/4). A data foi instituída para conscientizar sobre o transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas. A iluminação especial da fachada do espaço mantido pela empresa para eventos musicais e teatrais permanecerá durante todo este mês - o Abril Azul.

O autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento (também chamado de Transtorno do Espectro Autista) caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança.
 
Quais são os direitos das pessoas com autismo? 

As pessoas com autismo têm seus direitos garantidos pela Constituição Federal e por leis específicas para pessoas com deficiência (Leis 7.853/89, 8.742/93, 8.899/94, 10.048/2000, 10.098/2000, entre outras), bem como por normas internacionais assinadas pelo Brasil, como a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Além disso, quando crianças e adolescentes, são protegidas pelas normas do Estatuto da Criança e Adolescente (Lei 8069/90) e, quando idosas, pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003).
 

Por: Leonardo Cunha