Projeto apoiado por FURNAS se inscreve em dois editais da ONU

Publicado em:
Crédito: Divulgação
Em 2018, as atletas da ADEF foram campeãs em todas as categorias (sub-15, sub-17, sub-20 e adulto)

 

A Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal (Adef), que recebe o patrocínio de FURNAS, inscreveu seus projetos sociais em dois editais da ONU (Organização nas Nações Unidas), com objetivo de disseminar ações de prevenção da violência contra a mulher e pautas da Agenda 2030.

A inscrição no Fundo da ONU de Prevenção de Violência contra a Mulher (The United Nations Trust Fund to End Violence Against Women) visa ampliar a realização de palestras e rodas de discussão sobre o tema. Segundo Tatiana Weysfield, presidente da Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal, a proposta é transformar as atletas em difusoras da informação.

"A comunidade escolar, incluindo professores e pais, será convidada a participar desses encontros. Neles, discutiremos que a violência tem muitas formas e, por muitas vezes, é silenciosa", explica a presidente.

No segundo edital (United Nations Democracy Found - UNDEF), de promoção das causas democráticas, a meta é abordar questões ligadas à igualdade de gênero, defesa do meio ambiente, consumo consciente da água e uso sustentável dos recursos naturais.

"A Adef entende que o futsal, modalidade tipicamente masculina, torna-se uma importante ferramenta de empoderamento quando ensinamos às nossas meninas que elas podem ser o que quiserem", relata Tatiana Weysfield.

Tatiana ainda destaca que o foco destas ações está alinhado, diretamente, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos)  e 5  (Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas).

O que é a Agenda 2030? É um plano de ação adotado em 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro, por 193 países integrantes da ONU, que busca elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas.
 

Por: Eleonora Brazão