Reforço na SE Foz do Iguaçu aumenta a segurança no intercâmbio de energia entre Sudeste e Sul

Publicado em:
Crédito: Arquivo Furnas

Entrou em operação esta semana, na Subestação de Foz do Iguaçu (PR), o reforço 3R, que consiste no processo de aquisição e implantação do 5º Banco de Autotransformadores 765/500/69 kV, 3 x 550 MVA (1650 MVA) e respectivos vãos de conexão, com o objetivo de mitigar o risco de sobrecarga na transformação da unidade.

Este banco vem se somar a outros quatro de mesma potência já existentes. A obra foi autorizada  pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), através da Resolução Autorizativa nº 5012/2015, de 20.01.2015, e está inserida no Plano Geral de Empreendimentos de Transmissão em Instalações em Operação (Pget) de FURNAS.

Com um investimento da ordem de R$ 68 milhões e Receita Anual Permitida (Rap) de R$ 13,6 milhões pelo prazo de 35 anos, o empreendimento foi implantado pela Diretoria de Engenharia, por meio da Superintendência de Empreendimentos de Transmissão e suas gerências, com importante atuação da Diretoria de Operação através de sua Superintendência de Produção Sudeste e  Gerência de Produção Paraná.

Para implantação desse 5º Banco de Autotransformadores, fez-se necessária a instalação complementar de Disjuntores, Chaves Seccionadoras, Transformadores de Corrente e Potencial em 750 e 500 mil Volts, além de Sistemas de Proteção e Controle, Obras Civis e Estruturas Metálicas, o que gerou cerca de 400 empregos diretos e 800 indiretos, pelo período de 15 meses.
 

Por: Luiz Fajardo