Energia eólica alcança 14,7 GW no Brasil

Publicado em:


O Brasil terminou 2018 com a marca de 14,71 GW de capacidade instalada de energia eólica, em 583 parques eólicos e mais de 7.000 aerogeradores localizados em 12 estados.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), se considerarmos a geração eólica registrada de janeiro a novembro de 2018 (dados disponíveis até o momento), correspondente a 44,62 TWh, o parque instalado disponibilizou ao sistema elétrico brasileiro o equivalente ao consumo médio mensal de mais de 70 milhões de pessoas.

FURNAS se destaca no desenvolvimento da matriz eólica no Brasil. Em parceria com empresas privadas, a companhia construiu e colocou em operação os parques eólicos Rei dos Ventos I e III e Miassaba III, no litoral do Rio Grande do Norte. Estes empreendimentos somam 187 MW.

Por meio de sociedades de propósito específico (SPEs), a empresa conta com mais 43 parques em fase de planejamento ou construção que, somados aos três em operação, totalizarão cerca de 1.200 MW de potência instalada.

De acordo com a Abeeólica, além dos 14,71 GW de capacidade instalada de energia eólica já instalados, há outros 4,33 GW já contratados em construção ou projeto.

Considerando a matriz elétrica brasileira em dezembro de 2018, a participação da energia eólica era de 9%, sendo a terceira fonte mais representativa (saiba mais no site da Abeeólica). A fonte hidráulica lidera a geração de energia elétrica, perfazendo mais de 60% da matriz brasileira. Já a biomassa, segunda fonte, representava 9,1% da matriz no final de 2018.
 

Por: Leonardo Cunha